Cuiabá | MT 20/06/2024
Nacional
Terça, 12 de dezembro de 2023, 13h14

Comissão debate licenciamento ambiental para exploração de atividades econômicas


Imagem ilustrativa

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (14) sobre licenciamento ambiental para exploração de atividades econômicas.

De acordo com o deputado Rodrigo Valadares (União-SE), que propôs o debate, a Lei da Liberdade Econômica criou instrumentos que permitem a dispensa de licenciamento ambiental para diversas atividades econômicas. Mas, segundo ele, ainda há desafios relacionados à exploração de atividades nas áreas de infraestrutura e de exploração mineral, de óleo e gás.

Valadares lembra o caso dos projetos de prospecção de petróleo na foz do rio Amazonas. "O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou a licença de perfuração de poços de petróleo à Petrobras com a alegação de que 'a bacia da foz do Amazonas é considerada uma região de extrema sensibilidade socioambiental', relembra o deputado.

"A preservação do meio ambiente deve ser defendida, entretanto, não pode ser feita de tal modo que restrinja de maneira total a exploração de atividades econômicas", afirma o deputado. Ele acrescenta que, muitas vezes, essas atividades econômicas permitem "que as populações que vivem nessas regiões tenham melhorias em seus padrões de vida".

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 5.

#mineracao
#oleo
#gas
#petroleo
#foz
#rioamazonas
#amazonias
#ibama
#camaradosdeputados




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114