Cuiabá | MT 26/04/2024
Turismo
Sexta, 12 de março de 2021, 23h29

Aniversário de Recife: a cidade pelo olhar de um guia de turismo


.

O dia 12 de março é um dia histórico, quando se comemora a criação de uma das cidades mais antigas do país. Recife, a capital de Pernambuco, completa 484 anos nesta sexta-feira (12.03) e se destaca pelas cores vivas dos casarões coloniais, pela cultura intensa, rica gastronomia, povo acolhedor, ampla variedade de atrativos turísticos e natureza exuberante. Uma das praias mais famosas do Brasil fica em Recife, e o nome dela revela o que o turista pode esperar da cidade: uma “Boa Viagem”.

Para conhecer este lugar encantador, nada melhor que ter ao lado quem mais entende do assunto. O guia de turismo Fabiano Barbosa, admirador assumido da capital pernambucana, nos convida a um tour por roteiros menos convencionais, que merecem destaque e que podem ser contemplados a partir de um passeio a pé. Vem com a gente!

Partindo da Praça do Marco e caminhando pela Rua do Bom Jesus a primeira parada é na Sinagoga da Congregação do Rochedo de Israel, considerada a primeira sinagoga do continente americano. Construída no século 17 por judeus que vieram ao Recife, hoje o local funciona como um museu que guarda relíquias da presença judaica durante o período holandês na cidade.

Perto dali está o Museu a Céu Aberto, fruto de escavações que deixam à mostra um pouco das antigas fundações dos arcos, que durante muito tempo foram os portões de entrada de uma cidade protegida por muralhas e paliçadas. Um belíssimo painel, faz uma linha do tempo da cidade do século 16 aos dias atuais, além de contar em detalhes como foram realizadas as escavações e quais tipos de artefatos foram encontrados no local.

 

O Museu a Céu Aberto de Recife revela os antigos portões da cidade do século 16. Crédito: Visit Recife

Para quem vem a Recife, a visita ao Paço do Frevo é obrigatória. O espaço é dedicado à maior expressão cultural do nosso carnaval: o frevo, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – título concedido pela Unesco. No local, podemos encontrar um pouco da história dos mais importantes blocos carnavalescos da cidade, além de fotografias antigas dos carnavais recifenses e seus foliões. Funciona no prédio que pertenceu a Western Telegraph, empresa inglesa que instalou o sistema de telégrafo na cidade.

 

O Paço do Frevo é um espaço cultural dedicado a homenagear o ritmo pernambucano. Crédito: Walber Moura/MTur

Caminhando um pouco mais avistamos os dois rios que se encontram com o mar, bem na parte histórica: o Capibaribe e o Beberibe. Os rios foram muito importantes para o desenvolvimento da cidade e dividem a parte central da capital de Pernambuco em três ilhas: Ilha do Recife, Ilha de Santo Antônio e Ilha da Boa Vista.

Para cruzar as águas, oito pontes emolduram a paisagem, dentre elas, a Ponte Maurício de Nassau, a primeira de grande porte da cidade, construída no século 16. Em suas cabeceiras, encontramos em pedestais, estátuas em ferro fundido, fabricadas na França e que representam a Justiça, a Economia, a Agricultura e a Cultura.

Outro ícone recifense, a Ponte Duarte Coelho, que liga a Ilha de Santo Antônio ao Bairro da Boa Vista, carrega o nome do primeiro Donatário da Capitania de Pernambuco. Sobre ela é montado, no período do Carnaval, o galo gigante, símbolo do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada.

 

Durante o Carnaval, o famoso Galo da Madrugada é montado na Ponte Duarte Coelho. Crédito: Marcelo Lacerda/Prefeitura do Recife

Durante a caminhada é possível encontrar, em lugares estratégicos da cidade, as estátuas do Circuito da Poesia, projeto que reproduz, em tamanho real, poetas e artistas populares recifenses ou que de alguma forma têm suas obras ligadas afetivamente à capital pernambucana. Dentre essas figuras estão Antônio Maria, Solano Trindade, Clarisse Lispector, Luiz Gonzaga, Capiba, Reginaldo Rossi, Ascenço Ferreira e Carlos Pena Filho.

O guia de turismo Fabiano deixa claro que esta é apenas uma amostra de tudo que Recife tem a oferecer. “Durante esses 484 anos de história, a identidade cultural de Recife deixou um grande legado para quem hoje vive nessa cidade cosmopolita: artes, arquitetura, religiosidade, gastronomia sem igual e o mais importante, que é um povo hospitaleiro que está sempre de braços abertos para receber bem todos aqueles que desejam contemplar suas belezas e beber da fonte da sua história”, destaca.

HOMENAGEM – O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, homenageou sua terra natal, Recife, onde passou a maior parte de sua vida. “A cidade que abraçou a minha família. Uma capital inigualável”, declara com orgulho. Confira a mensagem do ministro:

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114