Cuiabá | MT 18/05/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Várzea Grande tem prejuízo de R$ 1 milhão com vandalismos


Várzea Grande, 15/01/2007 - A Secretaria de Serviços Públicos de Várzea Grande substituiu em 2006, cerca de 12 mil lâmpadas nos postes de iluminação pública em toda a cidade. Segundo o subsecretário da pasta, Aparecido Leite Albuquerque, a maior causa das trocas é o vandalismo praticado por jovens durante a noite. São lâmpadas especiais supridas em conseqüência de defeitos, queima e de ações criminosas. Cada lâmpada custa em média R$ 80, causando um prejuízo total de cerca de RS 1 milhão.

Ainda de acordo com o subsecretário, além da despesa extra, a troca de lâmpadas destruídas dificulta a iluminação nos chamados pontos críticos, detectados pela Prefeitura Municipal. Um deles é o final da avenida Alzira Santana até o início do bairro Primavera. É um trecho de mil metros e todo o fio foi furtado. Temos que instalar tudo. Sem falar que alguns braços, que são os suportes das lâmpadas, também foram levados, informa Albuquerque.

A Secretaria de Serviços Públicos mapeou outros trechos idênticos. Um deles está localizado entre os jardins Imperial, Nova Ipê e próximo da Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Filho. Naquele trecho, os criminosos também furtaram a fiação de baixa tensão.

MEDIDAS DE SEGURANÇA – No início do mês, a Secretaria de Serviços Públicos concluiu a iluminação das principais rotatórias da cidade. Os dois trevos na avenida Ulisses Pompeo de Campos ganharam dois postes com luminárias especiais. As rotatórias do Capão Grande e do bairro São Mateus também estarão iluminadas nos próximos dias.

Com a medida, os locais passam a ser mais seguros tanto para os motoristas como para os pedestres. Estamos colocando novos postes e instalando as redes de baixa tensão. Quem ganha em tranqüilidade com a nova iluminação é a população. São pequenas obras, mas de grande alcance social, destaca o sub-secretário.

Albuquerque informa ainda que, no trevo de acesso ao Capão Grande, na rodovia Mário Andreazza, foram colocados postes mais altos do que o convencional para garantir uma maior área de iluminação. Na entrada do bairro São Mateus, os motoristas sofriam com a falta de iluminação e o risco de serem assaltados, pois os motoristas eram obrigados a parar para atravessar a rodovia Mário Andreazza. A iluminação vai inibir a ação dos ladrões, assegura Aparecido.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114