Cuiabá | MT 27/04/2024
Geral
Segunda, 05 de junho de 2023, 19h58

Conselheiro do TCE-MT participa de recuperação de nascente no Dia Mundial do Meio Ambiente


.

O presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, participou de ação para a recuperação de nascente na região do Parque das Águas, em Cuiabá. O plantio de árvores foi realizado nesta segunda-feira (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na ocasião, o conselheiro falou sobre o programa lançado pela Corte de Contas, que tem como objetivo o plantio de cinco milhões de árvores por ano pelos 141 municípios mato-grossenses. Destacou ainda a importância do engajamento entre as diversas instituições para garantir o êxito de propostas como esta. “

Este é um modelo, é um exemplo do que pode ser feito. O Dia do Meio Ambiente é todo dia, porque todo dia a gente respira, todo dia a gente tem que comer, tem que beber água. Então todo mundo precisa se envolver, porque as mudanças climáticas não são um problema só dos governos. É uma questão que atinge a todos”, disse.

O trabalho, realizado pelas Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Segurança Pública (Sesp-MT), dá continuidade à proposta da Corrida pelo Meio Ambiente, que estabeleceu que seria plantada uma muda para cada corredor em uma área degradada ao redor de uma das nascentes que abastecem o Parque.

A competição aconteceu no domingo (4) e resultou em mais de 1,6 mil mudas, segundo a titular da Sema-MT, Mauren Lazzaretti. “Em uma data como hoje, nada melhor que refletir sobre esses elementos essenciais para qualidade de vida. O reflorestamento melhora o microclima da região e o sol de Cuiabá exige que nós tenhamos assim".

O plantio contou com apoio do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), unidade do Poder Judiciário responsável pelo Projeto Verde Novo. Assessor do projeto, Sérgio Savioli Resende explicou que a ideia é restabelecer a funcionalidade daquele sistema, garantindo uma recarga maior de água para o abastecimento da bacia do Rio Cuiabá.

“A primeira etapa foi retirar veículos apreendidos que estavam aqui. Um número elevado de espécies invasoras também foi retirado. Depois desta limpeza, fizemos um diagnóstico da vegetação, considerando quais as espécies nativas ocorriam originalmente no local. Isso gerou uma listagem preliminar de espécies para serem plantadas”, afirmou.

De acordo com o diretor do Instituto Ação Verde, Álvaro Leite, também parceiro do trabalho, a ação diz respeito à construção de um modelo que será útil no futuro. “Acompanhamos a restauração de todas as nascentes junto ao Poder Público. São áreas que, de alguma forma, foram prejudicadas”, concluiu.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114