Cuiabá | MT 19/05/2024
Geral
Sexta, 20 de junho de 2003, 15h30

Mato Grosso poderá liberar corte de mogno


Mesmo não sendo uma fonte de exploração na região Norte de Mato Grosso, o Mogno poderá ser explorado. Pelo menos foi esta a decisão tomada durante uma reunião entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, diretoria do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis e Comissão Regional de Monitoramento e Avaliação de Licenciamento Ambiental de Propriedade Rural.

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso, Sidnei Bellincanta, faz parte da comissão e participou da audiência. Segundo ele, a exploração do mogno é uma vontade do presidente Lula e da ministra, mas somente a espécie em projetos de manejo poderá ser cortada.

“Definimos algumas regras para o manejo do Mogno. Ele só vai ser liberado para corte em projetos de manejo”, afirmou. “Em corte raso haverá uma quarentena, quem for derrubar para formar pastagem e que tem Mogno terá que tomar um certo cuidado. Terá que manter a árvore de pé por um ou dois anos para que possa ser cortado”, lembrou.

Bellincanta acredita que a partir de julho as regras já estejam definidas e o corte do Mogno em projetos de manejo possa ser liberado. Sidnei lembrou que as haverá um controle rigoroso já que as árvores serão rastreadas para evitar furto da espécie, inclusive em parques indígenas.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114