Cuiabá | MT 02/05/2024
Justiça e Direito
Segunda, 22 de maio de 2017, 18h31

Atividades marcam Dia de Combate ao Abuso Sexual


.

O ‘18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ foi lembrado com diversas atividades pelas 79 comarcas de Mato Grosso. Por orientação da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), as mobilizações estão ocorrendo ao longo do mês. Na última sexta-feira (19 de maio), o juiz Adalto Quintino da Silva, da Vara única de Itaúba (a 600km de Cuiabá) proferiu uma palestra sobre o tema no Clube dos Idosos, em evento organizado pelo Conselho Tutelar.

O magistrado explicou conceitos e aspectos legais acerca do abuso e da exploração sexual, bem como indicou canais para que as pessoas levem ao conhecimento das autoridades a ocorrência desses delitos. Adalto Quintino ressaltou indícios que podem caracterizar uma vítima, como, por exemplo, a repentina mudança de comportamento, baixo desempenho na escola, silêncio e rejeição, assim como também discorreu sobre os aspectos que podem identificar um abusador.

A iniciativa contou ainda com a apresentação de uma peça teatral e terminou com a realização de uma passeata pelo centro da cidade. Outras atividades estão sendo desenvolvidas, especialmente palestras com conselheiros tutelares, psicólogos e assistentes sociais, de modo a orientar estudantes de escolas municipais e estaduais a identificar os tipos de abuso e a denunciar.

 

.

Em Santa Carmem (a 500km da capital), uma passeata marcou a campanha no dia 18 de maio (quinta-feira). O movimento teve início às 7h na Escola Municipal Selvino Damian Preve e terminou na Prefeitura Municipal, onde ocorreu uma palestra sobre o assunto. No período vespertino, as palestras foram em uma escola municipal e na Câmara de Vereadores. Participaram das atividades os agentes da infância e juventude de Sinop, Dielson do Carmo de Souza e José Valter de Souza, e a advogada voluntária do programa ‘Poder Judiciário na Escola’ Priscila Nogueira Munhoz.

Barra do Bugres (a 509 km de Cuiabá) promoveu uma caminhada simultânea nas quatro cidades que compõem a comarca: Porto Estrela, Denise, Nova Olímpia e Barra do Bugres. O evento contou com a presença de juízes, servidores do Judiciário, defensores públicos, integrantes das secretarias de Ação Social e de Educação, dos centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e de Referência da Assistência Social (Cras), conselheiros tutelares, e polícias Civil e Militar.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114