Cuiabá | MT 02/05/2024
Justiça e Direito
Quarta, 24 de maio de 2017, 12h09

Módulo de MBA aborda gestão de pessoas


.

Os servidores que participam do ‘MBA em Direito: Administração Pública’ cursaram neste mês de maio o módulo Gestão de Pessoas por Competência na Administração Pública. Os alunos laboram no Tribunal de Justiça e nas comarcas do interior de Mato Grosso e mensalmente seguem até a Escola dos Servidores para reciclar e conquistar novos conhecimentos.

O tema foi apresentado pelo professor André Luiz de Freitas, consultor em gestão empresarial com vivência em gestão de pessoas por competências, gestão por processos de trabalho e projetos de reestruturação organizacional. Na ocasião, o professor apresentou técnicas de gestão de pessoas que têm tido sucesso nos diversos tribunais em que trabalhou, entre eles o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

“Um dos pontos importantes que foi destacado é o estabelecimento das competências requeridas que têm que ser feitas com base nos processos de trabalho, ou seja, naquilo que as pessoas realmente fazem. Se eu andar mais para trás um pouquinho e fizer um mapeamento crítico com base no processo estratégico da organização eu vou ter meu conjunto de competências mais ajustado às

necessidades estratégicas da organização”, ressaltou Freitas.

Muito participativa, a turma demonstrou muito interesse nos conceitos de processo de trabalho, indicadores e avaliação por desempenho. Assuntos que foram tratados de forma conceitual e também por meio de exercícios de fixação.

O diretor de infraestrutura do TJ, Roberto Cyríaco, é um dos alunos que cursam o MBA. Ele nunca atuou na área de gestão por competência e tinha conhecimentos apenas quanto à avaliação. Ele ressaltou que com o módulo pode aprofundar seus conhecimentos e sanar as dúvidas sobre o tema. “Nas aulas descobri porque implantar a gestão por competência, quais as finalidades da política e porque as grandes empresas e grandes holdings têm aplicado a gestão por competência.”

Ele destacou ainda que já teve preconceito em relação ao assunto, mas depois de conhecer um pouco mais, percebeu as qualidades da avaliação por competência. “Ela não pode ser vista como punição e sim como uma ferramenta que ajuda o gestor a se organizar e aproveitar melhor as características de cada servidor”, esclareceu.

Também a servidora Zenaide Venâncio, gestora da comarca de São José do Rio Claro, participou do curso e afirmou que os servidores que trabalham no interior vêm recebendo atenção especial nestes últimos anos em se tratando de capacitação.

“Foi disponibilizado para os servidores a Academia de Novos Líderes e a Pós-graduação, capacitações que acabam nos ajudando em muito no dia a dia do trabalho administrativo na comarca. Esse módulo é um exemplo, pois retrata como a política de gestão por competência deve e tem sido trabalhada com os servidores do Poder Judiciário. Vejo com bons olhos e acredito que nós que estamos recebendo esses treinamentos temos que ajudar os nossos colegas a aceitar a política de forma mais democrática”, pontuou.

O curso começou em abril deste ano e está programado para ser dividido em 19 módulos, ministrados em 20 meses, com a participação de 40 alunos servidores. Dentre os temas abordados, estão Introdução ao Estudo do Direito; Direito Constitucional; Ética e Serviço Público; Direito Financeiro, Planejamento do Estado e Finanças Públicas; Gestão de Pessoas por Competência na Administração Pública; Responsabilidade Civil e Estatal; O sistema da Atividade Licitatória da Administração Pública Brasileira e Administração Pública Gerencial.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114