Cuiabá | MT 12/04/2024
Justiça e Direito
Sexta, 15 de dezembro de 2023, 17h11

Kalil empossa Conselheiros Tutelares e suplentes e cobra dedicação redobrada


 

.

Em cerimônia concorrida, o prefeito deu posse aos 15 Conselheiros Tutelares e suplentes eleitos em votação popular. Novos membros irão exercer o mandato de 2024 a 2028

 

 

“Hoje é um dia de festa, quero parabenizar a todos os conselheiros eleitos e suplentes que hoje estão empossados, e dizer que Várzea Grande está aplicando políticas públicas no sentido de fazer garantir os direitos das crianças e dos adolescentes e caberá a vocês essa missão de redobrar essa dedicação para que a qualidade de vida seja melhor para todos. Vocês conselheiros tutelares têm papel importante na cidade, e nós como Poder Executivo vamos dar todo o suporte necessário para que vocês realizem o trabalho com êxito e transparência, e que cuidem de nossas crianças e adolescentes que é o futuro de nossa cidade. Nós enquanto agentes políticos estamos de passagem, mas vamos fazer de tudo para fortalecer ainda mais essa Rede de Proteção que tem que ser ampliada para todas as famílias”, destacou o prefeito.

Kalil Baracat parabenizou os eleitos e suplentes lembrando uma passagem de sua vida. “Na eleição passada para Conselheiro Tutelar eu participei da cerimônia representando a então prefeita Lucimar Sacre de Campos já que era seu secretário de Governo. Neste ano, estou aqui, como prefeito, dando posse a vocês, e muito me orgulho por essa honra. Por isso não percam a esperança de um dia estarem aqui e podem acreditar, a vida nos surpreende”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, lembrou que os Conselheiros Tutelares e Suplentes passaram por um processo seletivo e estão aptos e com conhecimento técnico, atestado e referendado para atuar na proteção da criança e adolescente. “E isso é importantíssimo, porque com o trabalho de todos os envolvidos nesse processo, a eleição para Conselheiro Tutelar de Várzea Grande foi referência no Estado de Mato Grosso”, comentou.

A secretária destacou que a junção de esforços dos servidores da Prefeitura Municipal, das Secretarias que atuam como parceiras, o nosso agradecimento. “Essa eleição foi marcada de sucesso porque houve trabalho conjunto e transparente e de olho no olho. Preciso ainda agradecer aos Poderes, Judiciário e Legislativo, bem como ao Ministério Público que sempre estiveram conosco fiscalizando esse processo eleitoral. A razão de estarmos aqui são as nossas crianças, as pessoas e a cidade. O município de Várzea Grande tem como um dos seus propósitos, a proteção da infância, e de uma Várzea Grande que o prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, tanto sonham, uma cidade acolhedora e segura para as nossas crianças, e que elas possam apenas ser crianças e exercerem os seus direitos”, disse a Ana Cristina.

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Diane Maria de Almeida Mendes, responsável pela eleição, destacou a importância de abraçar novas abordagens de trabalho em parceria com a comunidade, de ouvir atentamente cada voz, e de construir estratégias inclusivas e transparentes.

“E transparência foi a pedra fundamental do nosso trabalho, que começou no mês de maio com os preparativos para a seletiva e que culmina com essa posse dos Conselheiros Tutelares e de Suplentes, lembrando eleitos pela vontade livre e soberana da população. Cabe a nós agora manter, e vamos manter os canais abertos para compartilhar informações e para prestar contas de nossas ações. Juntos podemos alcançar conquistas significativas e promover a realidade mais justa e digna para as futuras gerações”.

O promotor Douglas Lingiardi Strachicini elogiou a condução do processo eleitoral em Várzea Grande, e destacou a importância do trabalho em conjunto para o sucesso desse pleito. “Esse ano tivemos uma eleição com todos os editais e resolução do Conselho Municipal entendidos. Houve também uma disputa muito adequada e após as eleições os conselheiros e suplentes passaram pelas devidas validações, diplomação e agora essa cerimônia de posse. Foi um processo digno e sereno, dentro das possibilidades e daquilo que a gente programou para essa eleição”.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Tolares, disse que não é fácil ser Conselheiro, porque tem de passar por uma avaliação pessoal e acirrada e que muitas das vezes dispõem de tempo e muito comprometimento. “Mas todos vocês, conselheiros eleitos e suplentes, estão de parabéns. Assim como os demais poderes, a Câmara Municipal é parceira e nos colocamos à disposição de vocês para avançarmos e principalmente para demonstrar que em Várzea Grande cuidamos melhor de nossas crianças, nossos adolescentes e de nossa cidade”.

Já a deputada Federal Gisela Simona, disse que o município de Várzea Grande tem realizado um excelente trabalho na Rede de Proteção e em especial nesta eleição. “O que a gente mesmo de fora tem ouvido é que essa foi a melhor eleição de Várzea Grande, e que a gente ousa dizer, foi a melhor eleição de Conselheiro Tutelar realizado em Mato Grosso. Vocês conselheiros são os guardiões do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma lei que é uma das melhores existentes no país, mas que peca na sua execução e muitas vezes por falta de investimento, pelas dificuldades de aplicações que vem desde o âmbito nacional, estadual e municipal, mas que todos vão enfrentar. Hoje vocês estão aqui assumindo uma missão e sabemos que todos estão aptos para a função. Que todos possam trabalhar na segurança e garantia de direito de nossas crianças”.

ESTUDOS TÉCNICOS - Os últimos números do censo demográfico divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram um crescimento populacional e econômico no município de Várzea Grande e que em função desse crescimento nasceu a necessidade de se criar mais uma unidade de Conselho Tutelar.

Como explica Ana Cristina, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescência (CDMA) encaminhou à Secretaria de Assistência Social uma solicitação para a criação de mais um conselho. “Esse estudo já foi encaminhado para a secretaria de Governo, e agora vamos analisar esse impacto financeiro, conforme os números do IBGE e, junto às demais secretarias pertinentes neste caso, para que possamos vislumbrar mais um Conselho Tutelar em Várzea Grande”, completou.

Conselheiros Eleitos:

01 – Victor Francisco de Miranda Leite

02 – Lucelia de Oliveira Moreira

03 – Felipe Almeida

04 – Nayara Paolynny Ramalho dos Santos

05 – Silvia Oliveira Salon Ribeiro

06 – Douglas da Silva Rosa

07 – Alyson Ferreira do Carmo

08 – Roseana Braga Christo

09 – Rosilene da Silva Teixeira

10 – Samuel Matheus dos Santos Almeida

11 – Marlene Laurinda da Cunha Nunes

12 – Jurandir Rodrigues Bento

13 – Nádia Campos Amorim

14 – Edinéia Maria de Almeida

15 – Luzia Inês de Campos Lemes

Suplentes:

- Marineide Souza de Morais

- Graciele Aparecida de Morais

- Barbara Emanuelle A. Cerqueira

- Fabricio Ferreira de Lima

- Rosangela da Silva Oliveira

- Benedita Leite da Silva

- Gabryella Fernanda Mundel

- Jaira Ângela da Silva

- Danyelly Scarlet de Arruda Costa

- Emilly Almeida Nascimento

- Jonair Meireles Martins

- Jidalton Schneider da Costa

- Giulia Matilde Morales da Cunha

- Leize dos Santos Magalhães

- Vanderlei José Pimenta




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114