Cuiabá | MT 27/04/2024
Educação
Sábado, 06 de maio de 2023, 09h32

Atuação coordenada assegura que 100% dos municípios respondam questionário sobre creches em MT


.

A atuação coordenada da Comissão Permanente de Educação e Cultura do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Udime) e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), assegorou que os 141 municípios do estado respondessem a questionário do Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas de Educação de Mato Grosso (Gaepe-MT). O objetivo foi traçar um diagnóstico sobre a situação da oferta de vagas, estrutura e plano de expansão das creches, além das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores no setor.

Concluído em tempo recorde, o levantamento vai embasar medidas visando contribuir para que as unidades municipais alcancem a meta de 100% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas. Os dados serão utilizados, inclusive, nas ações norteadoras do Pacto Interinstitucional pela Educação na Primeira Infância em Mato Grosso, que mobiliza 19 instituições do estado e será assinado no dia 17 de maio.

Foi o que explicou o representante do TCE-MT, membro diretivo do Gaepe-MT e presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura, conselheiro Antonio Joaquim. "Esse levantamento é de fundamental importância e será utilizado para elaboração das ações e tomada de providências em relação à educação na primeira infância, contribuindo sobremaneira na definação de medidas estratégicas de redução das dificuldades dos gestores e o planejamento de avanço nesse setor”, afirmou.

O questionário será disponibilizado para todas as instituições para que sirva como norteador da tomada de decisão pelos gestores e técnicos da educação e, principalmente, na formulação do planejamento orçamentário e financeiro dos municípios.

"Para 2024, espera-se uma melhor organização, transparência e redução das filas, bem como a ampliação das vagas em creches de forma sustentável e planejada para cada município. Futuramente, pretende-se lançar uma plataforma que poderá ser acessada por toda a sociedade, órgãos e poderes. Assim, os gestores vão acompanhar a situação de seus municípios em tempo real, interagindo com esses atores com mais eficiência. Desta forma, todos nós poderemos contribuir com a melhoria da prestação desse serviço tão importante”, concluiu o conselheiro.

Associação Mato-grossense dos Municípios




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114