Cuiabá | MT 28/04/2024
Educação
Sábado, 20 de maio de 2023, 14h32

Unemat e Federal do Ceará ofertam 2ª turma de Mestrado em Gestão da Educação Superior


.

Na manhã desta sexta-feira (19/05), as universidades do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Federal do Ceará (UFC) oficializaram o convênio para a oferta da 2ª turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc). O mestrado profissional ofertado pela UFC disponibilizará, por meio do convênio, 25 vagas para os Profissionais Técnicos do Ensino Superior (Ptes) da Unemat. A publicação do edital está prevista para o mês de junho com inscrições em agosto. A formação inicia em de setembro de 2023 com previsão de conclusão em julho de 2025.

Vários dos 24 mestres formados na 1ª turma, iniciada em 2019, prestigiaram a assinatura do convênio pela reitora da Unemat, professora Vera Maquêa e o professor coordenador do Programa Poleduc da UFC, Wagner Bandeira Andriola que apresentou a programação da próxima edição. O Mestrado Profissional se propõe a preparar profissionais com as teorias e ferramentas necessárias à gestão universitária. O Poleduc tem caráter multidisciplinar e é o primeiro programa de mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior do País.

O coordenador explicou que o mestrado Poleduc será ofertado em três módulos. No primeiro, Seminário de Introdução ao Mestrado e um conjunto de disciplinas; no segundo as disciplinas obrigatórias: “Cultura e Mudança Organizacional” e “Métodos Quantitativos e Qualitativos” e, no terceiro, serão ofertadas as disciplinas optativas. Em todos os módulos serão realizadas atividades presenciais em Cáceres-MT. O período de qualificações e os exames de proficiência ocorrerão de janeiro a julho de 2025.

Andriola também apresentou o e-book publicado em 2021, pela Editora Unemat, com a produção dos alunos egressos da 1ª turma intitulado “Gestão de Instituições de Ensino Superior (IES) com base em estudos avaliativos: o caso da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), organizado por ele, Sueli Maria de Araújo Cavalcante e Gustavo Domingos Sakr Bisinoto.

Na 1ª turma, 24 Ptes lotados na reitoria e nos câmpus da Unemat em Alta Floresta, Alto Araguaia, Juara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra foram pós-graduados mestres em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. Dentre estes, três deram sequência à realização de doutorados, como a servidora Elisângela Hoffmann, lotada na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

Elisângela que desenvolveu seu projeto de pesquisa, a partir de um problema real que vivia na Proeg, em busca de uma solução simples para o seu dia-a-dia laboral confessou ter se tornado mestre sem encontrar a tal solução simples: “Meus colegas e eu percebemos durante o mestrado que não existe solução simples para nenhum de nossos problemas, porque as universidades são complexas. É muito multi, a gente tem multi campi, multi tarefa, multi área, multi problemas. Como uma coisa multi vai se adequar a esses modelos e métricas simplistas de avaliação? Não existe tal coisa. Por isso, a importância da pesquisa na área livre, a importância da formação dos técnicos para atuar e pesquisar a gestão nas universidades. Estou muito feliz que Reitoria e gestão estejam investindo em nós, na área meio, na área técnica. Em contrapartida, por meio da pesquisa e do estudo, de uma maneira democrática, como a universidade deve ser, conheceremos formas, meios, e jeitos de melhorar a gestão da Universidade.

Também participaram da assinatura do convênio o vice-reitor, Alexandre Porto, e os pró-reitores, de Pesquisa, Pós-Graduação, Áurea Ignácio, de Administração, Miguel Castilho, e de Gestão Financeira, Tony Hirota e o diretor Geral da Fundação Faespe, Gustavo Bisinoto.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114