Cuiabá | MT 12/04/2024
Política Nacional
Quarta, 29 de março de 2023, 15h39

Janones confessa ter xingado Nikolas, mas nega homofobia


Em sessão da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara nesta quarta-feira (29), o deputado federal André Janones (Avante-MG) afirmou ter sido o responsável por chamar o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) de “chupetinha”. Ele negou, entretanto, que o termo tenha conotação homofóbica, e garantiu que continuará usando-o contra o parlamentar.

As declarações de Janones ocorreram enquanto os congressistas debatiam as ofensas feitas a Nikolas no dia anterior. Na sessão desta terça (28), o deputado conservador tentou se pronunciar, mas era constantemente interrompido por colegas da casa.

Na ocasião, compreendeu-se que a frase “vai, chupetinha” havia sido dita pelo próprio presidente da CCJ, deputado Rui Falcão (PT-SP). Entretanto, as notas taquigráficas da Câmara foram atualizadas após identificar-se que o microfone de Falcão estaria desligado.

Nesta quarta, Janones alegou ser o responsável pelo xingamento.

– Eu fiquei esperando até aqui algum parlamentar que tivesse, aqui nessa comissão, a valentia que tem nas redes sociais. Mas infelizmente, parece que a grande maioria dos bolsonaristas são frouxos, não tem coragem de dizer aqui quem foi que chamou o “deputado chupeta” de “chupetinha”. Quem usou essa expressão fui eu – assinalou.

Na sequência, ele negou que tenha usado a palavra com cunho ofensivo para homossexuais, mas que se referiria a uma suposta “infantilidade” da parte de Nikolas.

– Venho de Minas Gerais, assim como o deputado Nikolas Ferreira. Lá em Minas, Nikolas Ferreira é tratado como chupeta, esse é o apelido. E não tem nada a ver como homofobia, não vamos transformar um problema sério como é a homofobia no nosso país em que milhares de homossexuais são assassinados e são vítimas de ódio com apelido – declarou.

Janones ainda disse que continuará usando “palavras de baixo calão” enquanto deputados da oposição seguirem apelidando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “nove dedos”.

– Enquanto alguns nesta Casa puderem continuar usando de palavras de baixo calão para chamar o presidente Lula de nove dedos, eu também continuarei fazendo. Não sou mais nem menos deputado do que nenhum dos senhores – acrescentou.

As declarações de Janones geraram mais conflito durante a sessão, que acabou tendo de ser suspensa por dez minutos.

ENTENDA
Nikolas foi insultado nesta terça, enquanto tentava se dirigir ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Na ocasião, sua fala sofreu interrupções de seus colegas. O deputado, então, perguntou se poderia prosseguir e, no meio da “confusão”, surgiu a voz de alguém em um dos microfones da comissão dizendo: “Vai, chupetinha”.

O adjetivo tem origem em uma montagem que circulou nas redes sociais em outubro de 2022, onde Nikolas estaria praticando sexo oral em outro homem. O deputado mineiro negou que seja ele nas imagens.

Pleno News




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114