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Domingo, 11 de abril de 2021, 13h03

A equipe de Fórmula E da TAG Heuer Porsche quer construir uma abertura positiva da temporada


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Após o início da temporada com duas espetaculares corridas noturnas em Diriyah, o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA segue para Roma em 10/11 de abril. Dadas as opções de viagens limitadas devido à pandemia, a FIA e a Fórmula E decidiram realizar outro evento doubleheader na Cidade Eterna - e novamente na próxima rodada em Valência em 24/25 de abril.

Amostra: Perguntas e Respostas sobre o E-Prix de Roma
Para Amiel Lindesay, Chefe de Operações da Fórmula E, esta é a decisão certa: “Tendo em vista a situação atual e a imprevisibilidade da pandemia na segunda metade da temporada, cada corrida disputada é importante para nós e para a série.”

Esta será a primeira apresentação em Roma da equipe TAG Heuer Porsche Fórmula E, que conquistou valiosos pontos no campeonato na Arábia Saudita. No nº 99 Porsche 99X Electric, Pascal Wehrlein está determinado a construir em seu forte desempenho de Diriyah, onde ele abordou sua corrida de estreia pela Porsche da primeira linha da grade. Seu companheiro de equipe André Lotterer enfrenta uma dura competição no segundo Porsche 99X Electric com o número inicial 36. Na primeira série de corrida totalmente elétrica do mundo, doze equipes e 24 pilotos lutam pelos títulos do campeonato mundial, que são concedidos pela primeira vez nesta temporada.

A equipe TAG Heuer Porsche Fórmula E parte para a terceira e quarta corridas da temporada sentindo-se confiante. “Em Diriyah, a velocidade básica de nosso Porsche 99X Electric estava lá. Podemos construir sobre isso para Roma ”, diz Amiel Lindesay. “Ainda assim, não podemos esquecer que, embora esta seja a nossa segunda temporada, disputamos apenas seis eventos até agora. A competição neste campeonato mundial muito disputado é super acirrada. ”

Amiel Lindesay (Chefe de Operações Fórmula E)

 

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Que ideias você levará para Roma desde a abertura da temporada em Diriyah?
“Começamos bem a temporada em Diriyah. Ainda assim, havia algumas coisas que precisávamos resolver. O gerenciamento de energia definitivamente não era ideal. Em certas áreas, os dois carros usaram um pouco de energia demais da bateria. Precisamos aprender com isso e fazer melhor em Roma. Estou confiante de que seremos mais fortes lá. Não tivemos a chance de correr em Roma no ano passado. No entanto, a pista foi alterada em muitas áreas, o que pode ser adequado para nós. Ainda assim, o nível de competição é tão alto na Fórmula E que todas as equipes terão resolvido essas mudanças e o campo de jogo estará bastante equilibrado. ”

Em quais áreas você vê espaço para melhorias para o E-Prix de Roma?
“Optamos por uma abordagem global. Por isso, estamos trabalhando intensamente na otimização do software. Como de costume, o trabalho do simulador será intenso para tentar preparar a equipe da melhor forma possível para Roma para que possamos sair dos boxes lutando. O espírito de equipa é positivo e todos estão muito motivados na procura da perfeição. Nosso objetivo é melhorar de corrida em corrida nesta temporada e ser perfeitos em tudo o que fazemos. A última vez que André correu em Roma, ele terminou no pódio. A equipe tem o ímpeto e a motivação para conseguir isso novamente. ”

Duas corridas também serão disputadas em Roma. O que isso significa para a equipe em termos de preparação?
“Um dia de corrida de Fórmula E é extremamente longo. Um evento de duas partidas coloca a equipe sob mais estresse, mas não há muita diferença na preparação de volta para casa. A única coisa um pouco mais complicada é a simulação dos níveis de aderência porque você tem mais tempo de pista. Grande parte da preparação para o segundo dia depende do que descobrimos no primeiro dia. Claro, o que pode acontecer é que se houver um incidente durante a primeira corrida, teremos menos pneus disponíveis para o resto do fim de semana - porque temos apenas um número limitado de pneus. ”

André Lotterer (motorista de fábrica da Porsche, nº 36)

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Você tem boas lembranças de Roma, sempre foi um bom terreno para você. Isso é motivador?
“É claro que é uma sensação ótima voltar a uma pista de corrida onde você teve sucesso. Já subi ao pódio duas vezes em Roma e consegui a pole position uma vez. Vamos ver se essas experiências acabam sendo a meu favor. Esta é a primeira corrida de nossa equipe em Roma, e estaremos conduzindo uma nova variação de pista. Isso é vantajoso para nós, porque com a variação, a pista é nova para todos nós. ”

Seu início de temporada em Diriyah não foi o ideal. As duas corridas em Roma chegam em um momento oportuno?
"Absolutamente. Cada quilômetro de corrida nos traz para frente. Duas corridas também significam duas chances de desempenho bem-sucedido. Nem tudo correu bem em Diriyah, mas ainda havia muitos pontos positivos. Estávamos entre o primeiro grupo nas práticas, o que é sempre um bom sinal. Temos uma base sólida para construir. Fizemos o trabalho de preparação para Roma e espero que sejamos recompensados ??como uma equipe por nosso trabalho árduo. ”

Pascal Wehrlein (motorista da Porsche, nº 99)

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Você enfrentou sua primeira corrida pela Porsche desde a primeira linha da grade. Quanto isso te inspirou?
“Como um novato na equipe, ter uma boa largada foi particularmente importante. Mostramos nosso potencial. Estávamos muito fortes em uma volta, mas faltou um pouco de velocidade na corrida. Fizemos algumas melhorias para Roma, e se conseguirmos implementá-las na corrida, acho que tudo é possível. ”

O que você acha de disputar duas corridas em Roma e o que você acha do novo layout da pista?
“Quanto mais corridas disputarmos, melhor será para a nossa equipe. De qualquer forma, estou ansioso para passar mais tempo no carro. É possível que o primeiro dia não tenha corrido bem. Se isso acontecer, o fim de semana ainda não acabou - temos uma segunda chance de alcançar um resultado melhor. A nova pista é rápida e um verdadeiro desafio com sua superfície acidentada. Quando nos preparamos para Roma, o principal para nós foi nos familiarizarmos com a variante de pista atual e encontrar a configuração ideal para o nosso Porsche 99X Electric para a primeira corrida. Na Fórmula E, você tem muito pouco tempo para ajustar a configuração no dia da corrida real, e isso torna ainda mais importante acertar a linha de base ”.

A pista de corridas
O Roma E-Prix é disputado em um circuito de 3,385 quilômetros no bairro Esposizione Universale di Roma. Depois de Pequim em 2014, é a segunda pista de corrida mais longa da história da Fórmula E. Comparado o layout da pista em 2019, quando a Fórmula E correu pela última vez em Roma, quatro curvas de 90 graus e uma chicane foram adicionadas. O circuito, que passa pelo Palazzo dei Congressi e a Piazzale Marconi, apresenta 19 curvas. A reta ao longo da Via Cristoforo Colombo foi ligeiramente encurtada. “A nova pista realmente não se parece em nada com a antiga”, diz André Lotterer. “Portanto, não é uma grande desvantagem o fato de nossa equipe nunca ter pilotado em Roma.“ Para Pascal Wehrlein, uma coisa é certa: “Será definitivamente emocionante.” 




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