O ministro das Cidades, Vladimir Lima, vistoriou nesta quinta-feira (30) em Porto Alegre (RS) as obras do Assentamento 20 de Novembro e do Residencial Dona Zaida destinados à moradores da faixa 1 e em vulnerabilidade social. O 20 de Novembro originalmente era a estrutura de um hospital no centro de Porto Alegre cujas obras foram paralisadas. A construção passou pelo processo de retrofit, sendo totalmente reformada e adaptada para receber 40 famílias.
“É para ver a transformação na vida das pessoas que trabalhamos, que investimos recursos, e ampliamos a meta do programa”, disse o ministro Vladimir Lima.
A obra estava com a fase de projetos concluída e aguardava desde 2018 a liberação de recursos. A retomada ocorreu com novo contrato em 10 de outubro de 2024, por meio da Cooperativa de Trabalho e Habitação 20 de Novembro. O empreendimento está em andamento normal, com 74,3% de execução.
O projeto também prevê espaços de geração de renda, pracinha, espaço cultural, biblioteca, horta comunitária, uso de energia solar e cisterna. O Governo do Brasil investiu R$ 8,9 milhões no local com recurso do Fundo de Desenvolvimento Social.
“Esperamos há mais de 20 anos por isso, em 2019 quando o programa Minha Casa, Minha Vida foi extinto perdemos a esperanças, mas graças ao presidente Lula e a recriação do Ministério das Cidades vamos morar em nossa casa” contou a Coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Ceniriani Vargas da Silva, conhecida como Ni.
O Condomínio Residencial Dona Zaida também resolve uma demanda histórica. Com a construção de 200 apartamentos, será solucionado o problema de famílias impactadas pelas obras de duplicação da Avenida Tronco, intervenção prevista para a Copa do Mundo de 2014.
“Essas famílias aguardam há mais de 10 anos por uma solução, mas agora com o Governo do Presidente Lula foi possível”, garantiu o ministro. A obra está em andamento normal, com 55,3% de execução física, e investimento de R$ 37,8 milhões em recursos OGU-FAR.
Acesse a Central de Conteúdos e as Redes Sociais do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades



























