A cidade de Codó (MA) vai receber um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), do Ministério das Comunicações. “É um espaço onde jovens e adultos aprendem a montar e consertar computadores e celulares, e onde também temos formação e capacitação, com vários cursos que serão ofertados para a população”, anunciou o ministro Juscelino Filho, neste sábado (15), na prefeitura do município.
O ministro das Comunicações também oficializou a doação de 200 computadores a cinco escolas públicas de Codó. Tanto o Centro quanto as doações fazem parte do programa Computadores para a Inclusão, iniciativa que recupera equipamentos eletrônicos descartados por órgãos públicos e ensina novas tecnologias em unidades de todo o Brasil.
“Programas como esse são importantes porque fazem a diferença na vida de muitas pessoas, porque inclusão digital, hoje, é inclusão social”, afirmou Juscelino Filho.
Investimentos
Com investimento de R$ 800 mil, o Centro de Recondicionamento de Computadores de Codó deverá formar 500 alunos em cursos como informática básica, robótica e manutenção de computadores e celulares. O local será preparado para recuperar mil máquinas, que serão doadas a escolas públicas e pontos de inclusão digital.
A nova unidade funcionará no Campus Codó do Instituto Federal do Maranhão. Os CRCs, do Ministério das Comunicações, estão espalhados por todo o país. O programa Computadores para Inclusão tem três eixos: recondicionar máquinas usadas de órgãos públicos, promover cursos gratuitos na área da tecnologia da informação e realizar descarte correto de resíduos eletrônicos.
Números
O programa já destinou mais de 56 mil equipamentos a 4,1 mil pontos de inclusão digital de 1,1 mil municípios brasileiros. A iniciativa também capacitou 50 mil pessoas, em 226 cursos ofertados nos 26 CRCs espalhados pelo país.
Além da oferta de cursos, o programa contribui com o descarte correto de resíduos eletrônicos, à medida que as máquinas que não seriam mais utilizadas por órgãos públicos são recondicionadas e reaproveitadas.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: [email protected] | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações