A segunda-feira (16) de Carnaval foi marcada por momentos de paz, folia e muitas músicas de marchinhas, funk e outros gêneros na Avenida Mato Grosso e também na Praça da Mandioca, considerada um dos pontos culturais da cidade.
A jovem Gabriela Mayer, de apenas 18 anos, mora em Goiânia e veio visitar Cuiabá no período do Carnaval para rever parentes e amigos. Ela elogiou a festa de Carnaval popular realizada pela Prefeitura de Cuiabá. “É uma festa simples, mas cercada de amor e amizade. Vim aqui visitar com minhas amigas. Gosto de ouvir as músicas, dançar e celebrar a vida”, disse.
O morador do bairro Três Barras, Edmilson Almeida, aproveitou a oportunidade do Carnaval para vender cachorros-quentes e hambúrgueres caseiros. “É uma chance que tenho de criar uma renda extra. Têm sido bastante movimentados os dias de Carnaval. Somos tratados com muito carinho e respeito pelos foliões”, revela.
No fim de semana de Carnaval, a Prefeitura de Cuiabá manteve presença ativa na organização dos eventos, com atuação das equipes de mobilidade urbana, reforço na orientação do trânsito e gratuidade no transporte coletivo para facilitar o deslocamento da população. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ações da campanha “Bora Combinar?”, com orientações preventivas e distribuição de insumos de saúde, fortalecendo o cuidado com a população durante a programação carnavalesca.
A Avenida Mato Grosso uniu o tradicional Bloquinho dos Estudantes e o Bloco do Baguncinha na sexta-feira (13). Com mais de 20 atrações, as festividades do Bloquinho dos coletivos estudantis foram realizadas no sábado, domingo e segunda-feira (14, 15 e 16). Nesta terça-feira (17), a programação na via será encerrada com o Bloco do Baguncinha.
O bairro Araés também foi reduto de manifestação cultural na sexta-feira (13). O Carnaval do Araés reuniu foliões e suas famílias no Centro Comunitário do Araés.
As ruas do Centro Histórico de Cuiabá foram tomadas pelo cortejo cultural do Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer, no sábado (14) e na segunda-feira (16). Organizado por coletivos independentes, o evento reuniu foliões e artistas em percurso que saiu da Praça Santos Dumont até a Praça da Mandioca.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



















