Pesquisadores e empresas de silvicultura estarão entre os palestrantes do evento que será realizado em 11 de setembro, em Cuiabá
O Encontro Técnico dos Produtores de Árvores de Mato Grosso, promovido pela Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) no dia 11 de setembro, em Cuiabá, trará renomados pesquisadores nacionais do setor de florestas plantadas. O evento será um espaço de troca de conhecimento sobre boas práticas, inovação e tecnologias aplicadas à produção florestal sustentável.
O evento incluirá cinco palestras e um painel técnico, com temas variados. Entre eles, resultados de pesquisas científicas sobre o germoplasma de eucalipto, silvicultura, prevenção e combate a incêndios florestais, nutrição florestal eficiente e programas cooperativos de pesquisa.
O Encontro Técnico dos Produtores de Árvores será realizado das 8h às 18h30, na sede da Aprosoja, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas a 100 participantes. Clique aqui para conferir.
Entre os palestrantes, está o doutor em solo e nutrição de plantas Maurel Behling, da Embrapa Agrossilvipastoril, de Sinop. Ele pesquisa o cultivo de eucalipto e sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.
“Durante o encontro técnico, a Embrapa apresentará os resultados parciais do experimento de validação de clones de eucalipto aqui para o estado de Mato Grosso. É um projeto desenvolvido em parceria entre a Arefloresta, Embrapa e Sedec, com recursos do Fundo Desenvolve Floresta”, antecipou o pesquisador.
Outro palestrante já confirmado é Ranieri Souza, consultor da CM Florestal. “Vamos discutir fertilidade do solo, manejo de florestas e também abordar um pouco do que está acontecendo no setor florestal do estado, com novos clones, novas tecnologias”, pontuou o engenheiro florestal.
O encontro trará ainda o diretor executivo do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF/Esalq-USP), Robinson Cannaval Júnior, que vai falar sobre programas cooperativos da instituição para o desenvolvimento florestal. Já o vice-diretor executivo do IPEF, Carlos Wilcken, falará sobre os programas de pesquisa voltados à proteção florestal.
Tecnologias e estratégias para gestão integrada dos incêndios florestais serão o tema da palestra do coronel Aluísio Metelo, da empresa Ellos Soluções. Já a produtividade e a eficiência no cultivo de eucalipto em área de fronteira agrícola será o foco do painel técnico com Ronaldo Vaz, da RR Agroflorestal, e Marcos Magalhães, da Ralyza Agrotecnologia.
O setor de florestas plantadas é fundamental para a diversificação da matriz produtiva de Mato Grosso, contribuindo tanto para a economia estadual quanto para a conservação ambiental. Isso porque fornece matéria-prima renovável, reduzindo a pressão sobre a vegetação nativa dos três biomas mato-grossenses.
O presidente da Arefloresta, Fausto Takizawa, destaca que o Encontro será um desdobramento prático da diretriz de fortalecimento da base científica e tecnológica definida no Plano de Desenvolvimento Florestal e Biomassa de Mato Grosso, principal política pública para a produção florestal do estado. “A intenção do evento é discutir soluções para o aumento da produtividade média dos plantios por meio da inovação e disseminação de boas práticas”, pontuou Takizawa.
O Encontro Técnico dos Produtores de Árvores de Mato Grosso tem parceria da Embrapa, do IPEF/Esalq-USP, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), e patrocínio das empresas CM Florestal, Ralyza Agrotecnologia e Ellos Soluções.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones: (65) 3647-0172 / (65) 3928-4490 (WhatsApp).
Arefloresta. Representando produtores que investem em plantios comerciais de árvores em Mato Grosso, a Arefloresta reúne cerca de 30 associados, que respondem por 74.334 hectares de florestas plantadas no estado.
























