O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou, nessa quarta-feira (24), dados atualizados do programa Aqui é Brasil — o Programa de Acolhimento Humanitário, Proteção Social e Inserção Econômica aos Repatriados e Deportados. A medida amplia a transparência e o acesso da sociedade a informações relacionadas ao atendimento das pessoas repatriadas. Os dados estão disponíveis no Portal de Dados Abertos e no portal do MDHC.
A base reúne informações sobre perfil sociodemográfico, perfil laboral, destino final do repatriado, nacionalidade e aspectos relacionados à saúde. Também estão disponíveis informações sobre o estado onde a pessoa residia nos Estados Unidos, o tempo de residência no país e a ocupação exercida durante esse período. As informações foram coletadas durante o período de 7 de fevereiro de 2025 a 18 de junho de 2026.
De acordo com os dados, mais de 4,6 mil pessoas foram repatriadas em 58 voos. A maioria é do sexo masculino (3,8 mil) e as faixas etárias predominantes são de 30-39 anos, 18-29 anos e 40-49 anos. Ao chegar no país, a região sudeste foi o destino de 79% dos repatriados, com Minas Gerais recebendo cerca de 2,2 mil pessoas. Em seguida aparecem Rondônia e São Paulo, escolhidos como destino final por 484 e 455 repatriados, respectivamente.
A vida nos Estados Unidos
As informações também mostram que Massachusetts foi o estado norte-americano com o maior número de brasileiros, concentrando cerca de 1,3 mil pessoas. Na sequência, aparece a Flórida, onde residiam 676 brasileiros.
Em relação aos vínculos familiares, 31,31% dos repatriados informaram não ter familiares nos Estados Unidos. Quanto ao tempo de residência no país, o período mais frequentemente registrado foi de quatro anos, informado por 692 pessoas. Por outro lado, 469 brasileiros declararam ter vivido nos Estados Unidos por 15 anos ou mais.
Os dados revelam ainda que 85% dos brasileiros trabalhavam oito ou mais horas por dia no país norte-americano. Apenas 8% indicaram trabalhar menos que oito horas diárias.
Aqui é Brasil
O Aqui é Brasil é um programa do governo federal instituído por meio da Portaria Conjunta nº2/2025. As equipes são responsáveis por garantir um retorno humanizado, seguro e digno, promovendo acolhimento imediato, proteção social e apoio à reintegração social e econômica de brasileiras e brasileiros repatriados ou deportados que se encontrem em situação de vulnerabilidade e risco de violação de direitos humanos.
Coordenado pelo MDHC, a atuação é realizada de forma interministerial e cooperativa, em articulação com os Ministérios das Relações Exteriores (MRE), da Saúde (MS), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Defesa (MD). Também participam a Polícia Federal, a Defensoria Pública da União (DPU), governos estaduais, concessionárias aeroportuárias e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), além de organizações da sociedade civil. Essa rede de parceiros permite uma resposta abrangente, integrada e orientada à proteção integral das pessoas repatriadas.
Leia também:
Texto: A.L.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.

























