Será realizada na próxima sexta-feira (26), a cerimônia de sepultamento de Grenaldo de Jesus da Silva, na cidade de São Paulo (SP). A realização do ato foi definida no âmbito do Gabinete de Conciliação referente à Ação Civil Pública n.º 0025169-85.2009.4.03.6100 e sua organização contou com esforços da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), da Concessionária Cortel que administra o cemitério, da Comissão de Familiares de Pessoas Mortas e Desaparecidas Políticas de São Paulo e do Centro de Arqueologia e Antropologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF/Unifesp).
Grenaldo de Jesus Silva, maranhense e ex-militar da Marinha do Brasil, foi preso em 1964 após reivindicar melhores condições de trabalho. Vivendo na clandestinidade após escapar da prisão, foi morto em 1972 aos 31 anos ao tentar capturar uma aeronave no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Enterrado como indigente no Cemitério Dom Bosco, permaneceu desaparecido até ser identificado em 2025.
Com início previsto para as 11h, no Cemitério Dom Bosco, a cerimônia ocorrerá nas proximidades do local onde funcionava a Vala Clandestina de Perus. Integrando os esforços do Governo do Brasil voltados à promoção da memória, da verdade e da reparação, a iniciativa reafirma o compromisso do Estado brasileiro com o reconhecimento das vítimas da ditadura militar e com os direitos de seus familiares.
Serviço
Cerimônia de Sepultamento de Grenaldo de Jesus Silva
Data: 26 de junho de 2026 (sexta-feira)
Horário: A partir das 11h
Local: Cemitério Dom Bosco. Estrada dos Pinheirinhos, 860 – Perus – São Paulo (SP)
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.

























