MDHC participa da Caravana Federativa para fortalecer a promoção dos direitos humanos

(Foto: Washington Silva/MDHC)

publicidade

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) participou, nesta quinta-feira (26), da Caravana Federativa em Alagoas, uma iniciativa do governo federal que visa levar políticas públicas aos estados e municípios, reunindo representantes de diferente instituições e sociedade civil em um amplo espaço de diálogo e cooperação institucional.

Edmilson Sá, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Alagoas (CEDPD-AL), destacou a importância da presença do Executivo federal em sua plenitude, ressaltando que “essa proximidade com as instituições é extremamente importante para fortalecer laços institucionais, laços de cooperação e, principalmente, ampliar as conexões”.

(Foto : Washington Silva/MDHC)
(Foto : Washington Silva/MDHC)

Ele enfatizou a necessidade de municípios, cidades, instituições, gestores e representantes entenderem o significado do pacto federativo, vendo a Caravana como uma prova de que “o Brasil está dando certo”.

Como pessoa com deficiência, Edmilson destacou que encontrou no evento diversas instituições, entre elas a Associação Brasileira dos Municípios e o MDHC, voltadas não apenas à promoção dos direitos humanos de forma ampla, mas também à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, com atenção às especificidades dessa população.

O presidente da CEDPD-AL ressaltou que o momento representa uma oportunidade essencial para aproximar-se dessas instituições, acessar informações sobre políticas, ações, pactos e projetos de lei em tramitação ou já em vigor, que, muitas vezes, permanecem pouco conhecidos em razão da distância, fortalecendo o acesso da população às ações governamentais e ampliando a transparência das iniciativas públicas.

Leia Também:  Portaria do MDIC regulamenta prorrogação de prazo do drawback para empresas afetadas por tarifas dos EUA

Conforme Edmilson Sá, “a Caravana também serve como uma oportunidade para que outros municípios de Alagoas conheçam e façam a adesão a programas como o ‘Viver sem Limite’, tornando este um momento ímpar e importantíssimo para as pessoas com deficiência”.

Assim como o presidente da CEDPD-AL, a ouvidora nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Denise Antônia de Paulo, destacou a relevância da ação: “Quando conseguimos reunir todo o governo federal para apresentar, orientar, informar e recomendar à população o acesso às políticas públicas disponíveis, ampliamos o conhecimento sobre esses serviços e fortalecemos a garantia de direitos”.

A presença da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos na Caravana reforça o compromisso de fortalecer a integração entre o governo federal, os governos estaduais e os municipais, assegurando que informações e orientações sobre as políticas públicas cheguem à população de forma clara e efetiva, além de ampliar canais de escuta e participação da sociedade.

Presença nos territórios

Marcos Melo, coordenador-geral de defesa da população LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, relembrou que a pasta instituiu, no final do ano passado, a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+: “É muito importante estarmos nos territórios para apresentar essa política e convidar tanto gestores públicos quanto a sociedade civil e organizações a aderirem à iniciativa”.

Leia Também:  Sociedade entrega à ministra Marina Silva documento com 104 propostas para a política ambiental brasileira

Ele expressou satisfação em estar em Maceió para a Caravana, com o objetivo de promover a escuta ativa e dialogar com a população LGBTQIA+: “É fundamental compreender as demandas dessas pessoas no território e, a partir das nossas competências, atuar enquanto Secretaria Nacional e enquanto Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania”.

Segundo Maiara de Oliveira, coordenadora-geral na Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (ASPAR) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a 16ª Caravana Federativa do governo federal em Alagoas, a primeira deste ano, conta com a participação ativa da pasta: “Estamos aqui no território levando políticas voltadas a crianças, adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, que o Ministério dos Direitos Humanos está ofertando e articulando para implementação na região”.

Leia também:

Brasil leva à ONU debate inédito sobre direitos da população em situação de rua na 61ª sessão do Conselho de Direitos Humanos 

Texto: R.M.

Edição: G.O.

Atendimento exclusivo à imprensa:

[email protected]

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.

Fonte: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade