MIDR reconhece a situação de emergência em 14 cidades afetadas por desastres

publicidade

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (21), a situação de emergência em 14 cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.

Portaria nº 495 

Portaria nº 497 

Foram afetados pela estiagem os municípios de Canapi e Pão de Açúcar, em Alagoas; Barro Alto, Campo Alegre de Lourdes, Malhada das Pedras e Pilão Arcado, na Bahia; Paramoti, no Ceará; São José de Espinharas, na Paraíba, e Brejo da Madre de Deus e Ibimirim, em Pernambuco.

Por outro lado, as cidades mineiras de Areado, Barbacena, Lamim e Presidente Bernardes obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa das fortes chuvas que castigaram Minas Gerais nas últimas semanas.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Leia Também:  Programa Escola em Tempo Integral completa dois anos

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.


Outras Notícias:

MIDR reforça compromisso com a gestão de riscos e desastres em reunião de grupo de trabalho do BRICS

Brasil e Japão ampliam cooperação técnica para prevenção de desastres

Leia Também:  No Maranhão, Ministério das Comunicações autoriza retransmissão de canal digital em 4 municípios

Brasil sinaliza adesão a instituições multilaterais de energia e transição energética

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade