Ministério da Gestão participa de fórum com debates sobre impacto social e ambiental das compras públicas

A secretária-adjunta de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, Kathyana Buonafina, ressalta que as contratações públicas representam oportunidades para um desenvolvimento econômico mais inclusivo. Foto: MGI.

publicidade

O papel fundamental do governo na promoção de compras públicas estratégicas para fortalecer a economia sustentável e inclusiva no Brasil foi um dos temas de destaque do Impacta Mais: Fórum de Economia de Impacto 2025. O evento, realizado em São Paulo, contou com a participação da secretária-adjunta de Gestão e Inovação (Seges) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Kathyana Buonafina, e da gerente de Projetos Ana Heloísa Moreno, que integra a Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (Cics), liderada pela pasta.

Durante a realização do Fórum, que reuniu especialistas, gestores públicos e empreendedores para discutir soluções inovadoras na área de investimentos e negócios de impacto, as representantes do MGI compartilharam experiências e desafios na construção de um ambiente de compras públicas mais estratégico e transformador.

Nesta quinta-feira (20/3), Kathyana esteve presente em dois painéis. No primeiro, com o tema “Compras Corporativas e Públicas de Impacto”, destacou como as aquisições e contratações do governo são uma enorme oportunidade para a construção de políticas públicas para um desenvolvimento econômico mais inclusivo, pois representam 12% do PIB brasileiro. Já no painel “Políticas Públicas Federais Alinhadas para Impacto”, participou de debate sobre o papel do governo na criação de um ambiente favorável a iniciativas sustentáveis, com regulamentação, incentivos fiscais e programas de fomento para impulsionar soluções de impacto social e ambiental.

Leia Também:  Debêntures incentivadas passam de R$ 132 bilhões de emissões em 2024

Nesse sentido, a secretária-adjunta abordou iniciativas conduzidas pelo MGI, como a Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável. Também apresentou o Contrata+Brasil, plataforma lançada há um mês pelo MGI, que simplifica a contratação pública de prestadores de serviços de manutenção e pequenos reparos para fomentar a economia local, gerando mais empregos e renda para a população. 

“As compras públicas têm grande potencial de transformar realidades ao impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. Quando a usamos para estimular economias locais e ampliar a inclusão social, por exemplo, estamos colocando o poder de compra do Estado a serviço de uma sociedade mais justa e sustentável, afirmou Kathyana Buonafina.

 Na quarta-feira (19/3), a servidora Ana Heloisa Moreno representou o MGI no painel “Legislação para Compras Públicas”, e participou de discussão sobre os avanços e desafios regulatórios necessários para garantir que as compras governamentais incentivem inovação, sustentabilidade e desenvolvimento.

Na ocasião, falou sobre o trabalho realizado pela Cics de estabelecer critérios e elaborar proposições normativas para a aplicação, por parte dos órgãos da Administração Pública Federal, de margens de preferência,medidas de compensação comercial, industrial ou tecnológica, e outrosinstrumentos de fomento à inovação e ao desenvolvimento sustentável e inclusivo por meio de contratações públicas.

Leia Também:  Esse Rio é Minha Rua: projeto cultural leva espetáculos teatrais para comunidades ribeirinhas da região Norte

Sobre o fórum

O Impacta Mais é um fórum de negócios e investimentos de impacto que reúne empresas, governos, investidores, empreendedores e comunidades com o objetivo de fomentar debates sobre soluções para desafios socioambientais por meio de novos modelos de negócios. O evento é realizado a cada dois anos em São Paulo, e está em sua quinta edição.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide