“Para quem acredita num governo realmente participativo, lugar de governo não é só no palácio ou em gabinete, lugar do governo é junto com o povo, olho no olho, ouvindo o povo”.
A afirmação é do ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), nesta sexta-feira (19) na abertura do Governo do Brasil na Rua em Porto Alegre (RS). O local escolhido não poderia ser mais simbólico para uma ação governamental que quer levar as políticas públicas para mais perto da população: a Praça da Alfândega, no centro histórico da cidade, palco de tradições, e marco de Porto Alegre por onde transitam milhares de pessoas por dia.
O evento reuniu cerca de 80 serviços de quase 30 órgãos diferentes, como atendimentos de saúde com vacinação para todas as idades, renegociação de dívidas com o Novo Desenrola Brasil e atendimentos do INSS, entre muitos outros.
A aposentada Marlene Corralo renegociou sua dívida de cartão de crédito utilizando o Novo Desenrola Brasil. O valor de R$10.600 foi reduzido para pouco mais de R$2.000, um desconto de quase 80%.
Ela foi convidada ao palco para assinar o documento de renegociação ao lado do ministro Boulos e dos representantes da Caixa, banco que operacionalizou a política pública do Governo do Brasil. “A dívida impacta até na saúde e quando você tem uma oportunidade dessa, o organismo sente o alívio”, contou Marlene. Segundo ela, o atendimento foi rápido e sem burocracia.
Quem também foi convidada a contar sua história foi Gladis Maria Camacho, viúva há quatro meses e que tinha acabado de obter o benefício de pensão por morte do marido no atendimento do Governo do Brasil na Rua em Porto Alegre.
Emocionada, Gladis disse que viu na televisão a notícia sobre a feira da cidadania e veio atrás. “Era minha última esperança, fui a primeira a ser atendida e obter o benefício”, afirmou a nova pensionista do INSS. “Éramos só meu marido e eu. Quando fiquei sozinha passei a ter dificuldade para pagar aluguel, água e outras despesas. E aqui eu consegui (a pensão)”, disse com voz embargada, Gladis Camacho.

- Gladis obteve a pensão do marido. Fotos: Ruy Castro – ASCOM | SGPR
Família vacinada – A família Kuhlmann veio se vacinar contra a gripe na feira da cidadania em Porto Alegre. A filha Natália foi a primeira se vacinar e passou com louvor pela experiência, com muita coragem, Depois foi a vez da mãe, Paola e do pai, Luciano. “Quando passei pelo centro ontem (18) e vi o movimento da praça fiquei sabendo do evento”, conta Paola. Uma história que representa bem a proposta do Governo do Brasil na Rua.
Conta GOV.BR – Trocar de celular é sempre uma alegria com o aparelho novo e também uma certa dor de cabeça para atualizar dados e aplicativos. Foi o caso do estudante Renan Kelvin Santos, que veio com um grupo de alunos e professores da Escola Porto Alegre em busca de serviços do Governo do Brasil na Rua. Renan estava com dificuldade em ativar a conta GOV.BR no novo aparelho e foi ao balcão do serviço para resolver seu problema.
Abertura– Participaram da solenidade de abertura, além do ministro Boulos, o deputado federal Paulo Pimenta, a deputada Maria do Rosário, a ex-deputada Manuela D’ávila, parlamentares das esferas estaduais e municipais, além de representantes do governo federal no estado, lideranças de movimentos sociais e membros do Conselho de Participação Social do Rio Grande do Sul.
No início da solenidade, o ministro Guilherme Boulos recebeu os parabéns do público pelo seu aniversário, que coincidiu com a feira da cidadania na capital gaúcha.
Fonte: Secretaria-Geral
























