MIR promove acesso às políticas de promoção da igualdade racial na Caravana Federativa do Rio Grande do Norte

Foto: Larissa Lins/MIR

publicidade

O Ministério da Igualdade Racial participou e apresentou as políticas de promoção da igualdade, em mais uma edição da Caravana Federativa, realizada nos dias 4 e 5 de setembro, em Natal, no Rio Grande do Norte. 

O maior encontro de integração da gestão pública do país reuniu quase 3 mil gestores locais interessados em conhecer as ações do Governo do Brasil, e ampliar a participação de seus municípios em programas como o Minha Casa Minha Vida, Plano Juventude Negra Viva, Pé de Meia, Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Bolsa Família, entre outros. 

O evento tem por objetivo aproximar o Governo do Brasil de estados e municípios, fortalecendo o pacto federativo e promovendo a integração com movimentos sociais, gestores públicos e lideranças locais. 

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância do Sinapir como o único sistema capaz de articular políticas públicas de enfrentamento ao racismo por meio da integração e articulação direta com os entes federados. 

“A Caravana Federativa facilita a institucionalização do compromisso do estado com ações antirracistas em parceira com o Governo do Brasil. Essa caminhada de mãos dadas com os entes federados promove a redução sistêmica das desigualdades raciais em todo país”, ressalta.  

Leia Também:  "O Brasil precisa se unir para acabar com o feminicídio", diz Jader Filho

No estande do Ministério da Igualdade Racial, prefeitas, prefeitos e outros gestores públicos, tiveram acesso às informações de como fazer a adesão de seu município ao Sinapir. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer outras iniciativas do MIR, como os Programas Mais Igualdade e Iniciativas Quilombolas. Eles também puderam participar de oficinas sobre pesquisas realizadas pela Secretaria de Gestão do Sinapir.  

Caravana Federativa – Criada em 2023 pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, a iniciativa nasceu do compromisso de tornar a estrutura governamental mais acessível e resolutiva, atuando como elo estratégico para apoiar prefeitos, governadores e parlamentares na implementação de políticas públicas. O formato itinerante já passou por diversos estados e, nesta nova fase, amplia seu alcance com painéis, oficinas e atrações culturais, além do atendimento direto a gestores e gestoras locais. 

Segundo o secretário de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro, a previsão é realizar mais sete caravanas até o final do ano e percorrer mais 18 estados até março de 2026. 

Leia Também:  Cultura é investimento: seminário internacional debate novos modelos de financiamento para o setor criativo

Fonte: Ministério da Igualdade Racial

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade