O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) marcou presença em importante iniciativa de promoção do pescado brasileiro nos Estados Unidos. No dia 19 de março, a Embaixada do Brasil em Washington foi palco do evento “Fish Dishes from the Amazon Rainforest”, uma ação estratégica para ampliar o consumo internacional das nossas espécies, com destaque para o tambaqui, ícone da Amazônia.
A ação contou com o apoio da Adidância Agrícola do Brasil em Washington e do Setor de Promoção Comercial da Embaixada. No encontro, o secretário Nacional de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, Expedito Neto e o Assessor Especial do Ministro da Pesca e Aquicultura, Carlos Mello, apresentaram o trabalho do MPA no fomento ao setor pesqueiro e aquícola brasileiro. Também participaram o Presidente da Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (ACRIPAR), Edson Antonio Sapiras, e o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RO, Darci Cerutti, além da Embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti.
- público no auditório da embaixada brasileira
Mais de 70 convidados, entre importadores, distribuidores, varejistas, chefs e formadores de opinião, puderam conhecer a qualidade do pescado brasileiro em uma degustação exclusiva. Os pratos foram preparados pelo chef Diogo Sabião, de Porto Velho, e o evento contou com a presença de representantes de embaixadas da China, Austrália, Alemanha, Portugal e Chile, além de autoridades dos Estados Unidos, reforçando conexões estratégicas para expandir a presença do pescado brasileiro naquele mercado.
“Quando participamos de um evento como este para apresentar o pescado brasileiro, não estamos apenas vendendo peixe. Estamos oferecendo um alimento de qualidade, que traz saúde, energia e bem-estar. Mais do que um produto, estamos compartilhando um estilo de vida, promovendo nutrição e até mesmo uma forma natural de medicina”, destacou o secretário Nacional de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, Expedito Neto.
Esse evento ocorreu logo após a Seafood Expo North America 2025, em Boston, garantindo uma ação integrada à maior feira do setor na América do Norte e ampliando as oportunidades para o pescado nacional no exterior.