Nova ação do Governo Federal de combate ao garimpo ilegal intercepta mais de R$ 7 milhões em ouro

Em menos de 15 dias, cerca de 60 quilos de ouro foram interceptados pela Polícia Rodoviária Federal, reforçando o combate a crimes ambientais e ilícitos transnacionais - Foto: PRF

publicidade

Uma fiscalização realizada na BR-401, em Boa Vista (RR), resultou na apreensão de 10 quilos de ouro, avaliados em mais de R$ 7 milhões, transportados ilegalmente em uma caminhonete que havia saído de Manaus (AM). O motorista foi preso após apresentar informações contraditórias e não comprovar a origem do metal. O ouro estava escondido em um fundo falso no painel do veículo.

A operação ocorreu na quarta-feira (22), apenas dois dias depois de outra grande apreensão no estado, quando ações coordenadas pelo Governo Federal resultaram no confisco de R$ 25 milhões em ouro.

Coordenadas pela Casa de Governo em Roraima, as operações têm o objetivo de interromper a logística usada por garimpeiros na região Norte, especialmente nas rotas terrestres que cortam o entorno da Terra Indígena Yanomami (TIY). “Essa apreensão faz parte de um conjunto de ações permanentes do Governo Federal, de longo prazo, para impedir a exploração ilegal de minérios em terras indígenas. Seguiremos atuando para desarticular a logística que tenta sustentar o garimpo ilegal em Roraima”, afirmou Nilton Tubino, diretor da Casa de Governo.

Leia Também:  Prouni 2026: Rio Grande do Sul tem 10,6 mil pré-selecionados na 1ª chamada

Desde março de 2024, operações integradas com forças de segurança federais têm resultado na apreensão de ouro, combustível, motores e aeronaves utilizadas por garimpeiros, além da inutilização de estruturas logísticas em regiões de difícil acesso. A fiscalização terrestre segue reforçada em estradas estratégicas para impedir o transporte de minério ilegal no estado.

Fonte: Casa Civil

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade