Prefeito indígena de Pesqueira (PE) destaca avanços do Mais Médicos na saúde local

Prefeito Marcos Xukuru, cacique do povo Xukuru de Ororubá, de Pesqueira, Pernambuco (Foto: Edjalma Borges/MS)

publicidade

Ao longo da programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado em Brasília, gestores municipais de todo o país destacaram a importância do programa Mais Médicos na reestruturação dos serviços de ampliação do acesso à saúde prioritariamente para regiões de vazio assistencial, um dos focos da atual gestão do Ministério da Saúde e do governo federal.

Presente ao encontro, o prefeito Marcos Xukuru, cacique do povo Xukuru de Ororubá, de Pesqueira (PE), ressaltou o esforço do governo federal em facilitar o acesso dos municípios a programas essenciais, especialmente para comunidades indígenas. “Estamos buscando maior conhecimento e aprofundamento de todas as políticas públicas para que possamos cumprir nossa missão como gestores, levando saúde de qualidade para todos os cidadãos, especialmente os povos indígenas, que têm necessidades específicas e urgentes”, destacou o prefeito. 

O Mais Médicos, que atualmente conta com 591 profissionais em atuação em Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), tem sido fundamental para capilarizar o acesso à saúde nos territórios indígenas. Xukuru destacou que a cidade de Pesqueira já conta com 16 profissionais do programa, além de serviços como o SAMU 192 e o Farmácia Popular, beneficiando a população local. 

Leia Também:  Consultoria Jurídica oferece atendimento sobre temas relacionados ao Ministério da Saúde no encontro de prefeitos

Em 2023, o governo federal retomou o Mais Médicos para responder ao desafio da presença de profissionais nos municípios distantes dos grandes centros e nas periferias das cidades. O programa avançou, sobretudo, entre os municípios de maior vulnerabilidade social: 60% dos médicos estão nessas localidades. 

Além disso, pela primeira vez na história do programa, o Ministério da Saúde abriu vagas para a Amazônia Legal. No primeiro semestre de 2024, um edital abriu novas oportunidades para assistência aos povos tradicionais nos DSEIs. Foram ofertadas 196 vagas. Desde o início da atual gestão, a quantidade de médicos nos territórios indígenas mais do que dobrou, passando de 242 em 2022 para 570 profissionais em novembro de 2024, o que representa um crescimento de 135%. 

Nos últimos meses, a pasta, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), implementou ações significativas, como oficinas de monitoramento e avaliação nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e o aumento de 155% no número de profissionais de saúde em territórios indígenas em relação a 2023. 

Leia Também:  Nova gestão do Ministério da Saúde tem paridade de gênero entre as secretarias nacionais

Para Marcos Xukuru, o Mais Médicos é um exemplo do compromisso da atual gestão com os povos originários. “Programas como o Mais Médicos são fundamentais para garantir que nossas comunidades tenham acesso a todos os cuidado que precisam”, afirmou. 

Sobre o Encontro 

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP) acontece de terça-feira (11) a hoje (13), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante os três dias de evento, prefeitos e prefeitas, vices, vereadores e vereadoras, secretários e secretárias, técnicos e gestores, tiveram a oportunidade de ampliar parcerias e investimentos federais nos municípios, além de se capacitarem em programas e ações para a captação de recursos. 

Outra iniciativa apresentada pela Saúde no evento foi o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), que busca facilitar a conexão da população com médicos especialistas, agilizando diagnósticos e tratamentos.  

Edjalma Borges
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide