O Baile das Debutantes Siminina, realizado no Buffet Capriata Fest, foi marcado por momentos de intensa emoção vividos pelas meninas que completam 15 anos em 2025. A celebração começou cedo, na última terça-feira (9), com a preparação no salão de beleza e a chegada das debutantes em uma limousine.
Entre orações, lágrimas, risos, carinho e despedidas, Ana Carolayne, Samyra Maria, Anny Evelyn, Sofya Alcantara, Adrielly Santos, Ana Clara, Sabrina Suelen, Yasmin Patrícia, Mayra Cristina e Geomarilis Rosimar foram homenageadas e também tiveram a oportunidade de retribuir o carinho recebido.
“Hoje queremos expressar nossa gratidão, em nome de todas as meninas, por confiarem em nosso crescimento e por se importarem conosco. Agradecemos por acreditar em nosso potencial, por abrir portas e por estar sempre presente”, declarou Geomarilis, que representou o grupo ao agradecer à primeira-dama e vereadora Samantha Iris, madrinha do programa, com a entrega de um buquê.
Anny Evelyn, da unidade 1º de Março, definiu a noite como “a realização de um sonho de infância”. Ela, que entrou no Siminina aos 6 anos, contou que deseja, no futuro, trabalhar no programa. “Desde pequena eu sempre orei a Deus para ter uma festa de 15 anos. Sempre tive o sonho de ser debutante, de ter a troca de sapato, o colar, tudo isso. Hoje me senti muito emocionada, muito feliz. Ver meus familiares ao meu lado foi incrível”, relatou.
A noite foi marcada por momentos tradicionais, como a troca de tênis por sapatos, simbolizando o início da juventude; a entrega do colar por padrinhos ou madrinhas; a dança especial coreografada pela professora Luana Lorrainny; a entrega dos buquês; o jantar comemorativo; e toda a animação conduzida por um DJ.
A emoção também tomou conta da família de Yasmin Patrícia, debutante da unidade Tijucal. Criada pela tia Thalia Janaína, Yasmin cresceu no programa, onde recebeu acolhimento e orientação. “Aqui no Siminina ela sempre recebeu carinho, atenção e ensinamentos. Foi muito importante para o crescimento dela. Ela queria ficar mais, mas chegou a hora de seguir em frente”, declarou a tia, emocionada.
Durante a cerimônia, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris fez um discurso que comoveu as famílias. Ela agradeceu à coordenação, às monitoras e a toda a equipe pelo empenho e reforçou o valor do acolhimento no programa. Para Samantha, a festa representa o encerramento de um ciclo essencial na vida das meninas.
“Queremos atender ainda mais meninas e construir um programa cada dia melhor. Apesar de todas as dificuldades, trabalhamos para fazer o melhor Siminina de todos os tempos. Não para ser melhor do que ninguém, mas porque as meninas merecem. Hoje elas se despedem do programa, e agora as famílias serão o Siminina delas. Que vocês continuem oferecendo amor, apoio e alegria para cada uma”, afirmou.
A primeira-dama também agradeceu as homenagens recebidas e deixou uma mensagem especial sobre valorização pessoal e familiar. “Deus abençoe a vida de cada uma. Nunca se esqueçam do quanto são valiosas e não deixem que ninguém faça vocês duvidarem do potencial e da força que têm. Nunca aceitem agressões de qualquer tipo. Valorizem suas famílias e suas vidas, que são preciosas. Eu fico emocionada porque não tenho minha mãe aqui hoje. Por isso digo: quem ainda tem sua família, valorize. Ela só quer o melhor para vocês. E nós também”, disse Samantha.
A realização da festa contou com a participação da coordenadora do programa, Ivete Carneiro de Souza, e da secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela. O Siminina atende atualmente quase 1.300 meninas, com atividades socioeducativas, reforço escolar, balé, oficinas culturais e ações de fortalecimento de vínculos. A administração do prefeito Abilio Brunini trabalha para inaugurar a 17ª unidade, no bairro Pedra 90.
Além dos familiares e convidados, prestigiaram as debutantes a secretária Municipal de Comunicação, Ana Karla; a diretora do Núcleo Primeira-Dama, Grasiele Monteiro Moraes; e a chefe de gabinete da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, representada por Maria Fernanda Amaral.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


















