O Ministério das Cidades promoveu, nesta quarta-feira (19), um seminário para apresentar informações do Sistema Único de Mobilidade Urbana Sustentável (SUM). O evento fez parte 56ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades e teve como objetivo atualizar os detalhes sobre mobilidade urbana para os conselheiros e a sociedade, servindo também como subsídio para os debates das Conferências das Cidades a respeito do tema.
O SUM foi explicado detalhadamente, desde as competências federais sobre mobilidade urbana, a linha do tempo do setor, o Marco Legal do Transporte Público Coletivo até outros programas.
O projeto é uma tentativa de integrar os governos federal, estadual e municipal para, juntos, contribuírem com o custo e a gestão do transporte público nas cidades. As alternativas que possibilitam o objetivo são medidas como a redução de tarifas ou até a tarifa zero; compra de ônibus elétricos, mais confortáveis e menos poluentes; melhoria de infraestrutura do transporte público; integração das redes de transporte municipais e intermunicipais; e aumento da participação da sociedade nas decisões sobre gestão e controle do serviço.
“O SUM é um elemento muito importante para a mobilidade e, dentro do texto base da conferência nacional, ele é considerado como um fator importante para consolidar a mobilidade urbana como um direito essencial da população”, acrescentou o coordenador-geral.
Participaram do debate duas instituições que atuam ativamente na proposta do Sistema Único de Mobilidade, com representantes do Instituto Movimento Nacional do Direito ao Transporte (MDT) e da Coalizão Mobilidade Triplo Zero. Ao fim das apresentações, houve um momento para o esclarecimento de dúvidas dos conselheiros.
Também foi apresentado o projeto de Mobilidade Verde Integrada (MUVI), realizado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, como um exemplo de obra transformadora para melhorar a mobilidade urbana, a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade.
“O seminário foi muito produtivo, tivemos ótimas apresentações e depois os conselheiros puderam manifestar suas opiniões com relação ao assunto. Acredito que o objetivo principal nosso foi atingido, que era conseguir trazer mais elementos para esse debate no âmbito das conferências municipais, que já estão ocorrendo, as estaduais e a nacional”, disse o coordenador-geral de regulação da mobilidade urbana, Antonio Espósito.
O seminário sobre o Sistema Único de Mobilidade foi realizado durante a 56ª Reunião Ordinária do ConCidades. O Conselho das Cidades é composto por representantes e da sociedade civil, com o objetivo de debater e propor diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), de olho na Conferência Nacional das Cidades, que ocorre no segundo semestre.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades