Sorriso segue no topo do ranking da transparência pública

Texto: Nádia Mastella

publicidade

Município recebe, novamente, o Selo Diamante

O controlador-geral do Município, Laércio Garcia, recebeu, na manhã desta quarta-feira (10 de dezembro), em Cuiabá, o selo Diamante de Transparência Pública. Mais uma vez, Sorriso figura no topo do ranking, com um índice de transparência de 96,84%.

Neste ano, o controlador vivenciou a alegria em dose dupla, dado que Boa Esperança do Norte, município caçula de Mato Grosso, também conquistou o selo Diamante. Mesmo já escrevendo a própria história, Boa Esperança segue recebendo apoio técnico da Prefeitura de Sorriso (Município-mãe) em alguns setores, como a Controladoria, por exemplo.

Laércio reitera que a conquista mostra a sinergia entre todos os setores. “O selo Diamante vem consolidar todo um trabalho feito no dia-a-dia, na observação dos detalhes e no rigoroso cumprimento da legislação”, afirma, lembrando que a conquista deve reforçar ainda mais este trabalho. “Agir com transparência é princípio básico da Administração Pública e, no próximo ano, vamos intensificar ainda mais este trabalho, buscando sempre melhorar”.

Crivo do TCE

Leia Também:  Sancionado em lei, Armazém Social deve reabrir as portas em março

Ao todo, 321 portais foram avaliados e 124 instituições receberam certificação, o que representa crescimento acumulado de 490% desde 2022. “Quando os tribunais se dispõem a melhorar uma política pública, os resultados aparecem de forma concreta. Os portais de Mato Grosso melhoraram 64% em relação ao ano passado. Tenho consciência de que estamos deixando um legado para a democracia brasileira”, destacou, durante a cerimônia de entrega, realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE – MT), o coordenador nacional da iniciativa e ouvidor-geral da instituição, conselheiro Antonio Joaquim.

Modernização do Radar Nacional da Transparência Pública

Ao longo do ano, o PNTP mede o nível de transparência de órgãos públicos em todas as esferas – Executivo, Legislativo e Judiciário – a partir de 130 critérios, usados para gerar comparações e indicadores de aprimoramento. O trabalho mobilizou mais de 500 técnicos dos 33 tribunais de contas do Brasil.

A plataforma mostra, por exemplo, que a média Brasil de transparência passou de 63,94% em 2024 para 66,60% em 2025. “Isso comprova que os portais de norte a sul do país estão sendo aprimorados e que, de fato, a transparência tem crescido substancialmente”, disse o secretário executivo do PNTP e auditor do TCE-MT, Volmar Junior.

Leia Também:  Prefeitura executa terraplanagem na área que vai abrigar 50 casas populares

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide