Últimos dias para se inscrever no Encontro das Juventudes de Terreiro da Região Sudeste

Arte: Divulgação

publicidade

O Encontro das Juventudes de Terreiro da Região Sudeste, que acontece no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 5 e 6 de setembro, recebe inscrições até a próxima quinta-feira (4). O evento, iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), busca trazer jovens de terreiro para discutir coletivamente a promoção de direitos. 

Durante dois dias, jovens de terreiro, representantes do governo, acadêmicos e sociedade civil terão a oportunidade de discutir estratégias de fortalecimento. O objetivo é atuar coletivamente na promoção de direitos, políticas públicas e ações afirmativas voltadas para os Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana, com ênfase nas juventudes de terreiro da região sudeste. 

O secretário e Políticas de Ações Afirmativas, Superação e Combate ao Racismo, Tiago Santana irá representar o Ministério. Também estará presente o diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo, Nonato Nascimento.  

Programação – O evento é dividido em mesas de debate e programação cultural. 

Leia Também:  CBA e a empresa Getter estão entre vencedores do Prêmio Finep de Inovação 2025 na região Norte

No primeiro dia, os participantes terão a oportunidade de discutir sobre ciberativismo da juventude de terreiro e políticas públicas de salvaguarda, direitos e participação social. Ao fim do dia, antes da mesa de abertura oficial, o grupo de dança Tambor à Onilé e Ogans se apresenta para o público. 

Já no segundo dia é a vez do compartilhamento de experiências de resistência e enfrentamento ao racismo religioso com, para e a partir das juventudes e do bem viver e sustentabilidade nas comunidades de terreiro, políticas públicas e protagonismo juvenil. A programação se encerra com a partilha do almoço e de uma celebração ancestral em forma de roda de samba com toques das nações conduzido por sacerdotes de matriz africana e terreiros. 

 

 

 

Fonte: Ministério da Igualdade Racial

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade