Cuiabá | MT 27/04/2024
Turismo
Segunda, 25 de março de 2024, 09h41

Plano de manejo do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco será apresentado hoje, 25


.




A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) realizará, na tarde desta segunda-feira (25.03), a audiência pública de apresentação do plano de manejo da Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual Serra de Ricardo Franco.

Organizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado (ALMT), a audiência ocorrerá na Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 520 km de Cuiabá), às 14h, e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Sema-MT e da ALMT no YouTube.

A apresentação será feita pela Sema-MT, responsável pelo processo de elaboração e implantação do plano de manejo do Parque Estadual.

Criado pelo Decreto Estadual nº 1.796/1997, o Parque possui 158.620,85 hectares e está localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade. Integra o grupo das mais importantes Unidades de Conservação transfronteiriças da América do Sul.

Bem próximo à fronteira com a Bolívia, é considerado uma UC de proteção integral, abrigando flora e fauna típicas dos biomas Cerrado e Amazônia e animais em risco de extinção, dentre um sem-número de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Inserido na região hidrográfica do Amazonas, está situado no contexto hidrográfico da Bacia do Rio Guaporé, um dos principais formadores do Rio Madeira. Parte dos cursos d’água afluem para o Oeste e para o território boliviano, formando corredores ecológicos de extrema importância para a conservação da Amazônia.

Além disso, o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco é considerado a UC de Mato Grosso com o maior potencial para o ecoturismo. Protege a cachoeira do Jatobá, a maior do Estado, com aproximadamente 248 metros de queda d’água.


Serviço | Audiência Pública de apresentação do plano de manejo do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco

Data: 25.03
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114