MIDR reconhece situação de emergência em sete cidades gaúchas afetadas por desastres

publicidade

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em sete cidades gaúchas afetadas por desastres. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.

Portaria nº 435 

Passam por um período de estiagem as cidades de Itacurubi, Jari, Roque Gonzales, São Gabriel, São Miguel das Missões e Silveira Martins. Já Santa Vitória do Palma foi castigada por fortes chuvas.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, o Rio Grande do Sul tem 52 reconhecimentos vigentes, dos quais 27 por estiagem, 16 por chuvas intensas, cinco por queda de granizo e quatro por vendaval.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Leia Também:  Ciências comportamentais é tema de palestra para entes federativos aderentes ao PNGI

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.


Outras Notícias:

MIDR reconhece situação de emergência em 24 cidades afetadas por desastres

MIDR autoriza o repasse de R$ 5,2 milhões para ações de defesa civil em 11 cidades afetadas por desastres

Waldez Góes apoia municípios amapaenses atingidos por rompimento de barragem

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade