MGI amplia adesão ao Contrata+Brasil na Marcha dos Prefeitos e registra 500 consultas sobre a plataforma

publicidade

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) contabilizou mais nove prefeituras que aderiram formalmente ao programa Contrata+Brasil durante a Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília. No total, contando prefeituras e outras instituições públicas como universidades, institutos federais e câmaras de vereadores, entre outras, o sistema simplificado de contratação de serviços registrou mais 21 adesões formais. 

Desde o início da plataforma, em fevereiro do ano passado, o Contrata+Brasil já conta com 1.775 órgãos aderidos. Durante a Marcha, a equipe  do MGI atuou na orientação direta a prefeitos, equipes municipais e representantes das administrações locais sobre o funcionamento do programa e o passo a passo necessário para a adesão. 

O Contrata+Brasil é uma das principais soluções do MGI para prefeituras de todo o Brasil, aproximando microempreendedores individuais (MEI) do processo público de aquisição de produtos e serviços.  

As inscrições no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg) chegaram a 15 prefeituras. Como o Sistema é pré-requisito para a adesão ao Contrata+Brasil, mais municípios devem se integrar ao programa nas próximas semanas. O balcão de atendimento do MGI registrou mais de 60 atendimentos formais nos três dias do evento, mas a equipe do Ministério estimou cerca de 500 abordagens em busca ativa com participantes do evento.   

Desde sua criação, o Contrata+Brasil gerou R$ 22,7 milhões de renda direta para microempreendedores individuais, com mais de oito mil cadastros de fornecedores na plataforma. A iniciativa inovadora, gerenciada pelo MGI, simplifica as contratações e facilita o acesso de pequenos negócios locais ao mercado de compras públicas. Mais de 100 atividades integram as categorias de serviços disponíveis. Em maio, 542 prefeituras já aderiram ao programa. 

Leia Também:  Cultura, sociobiodiversidade e desenvolvimento sustentável pautam participação da secretária de Economia Criativa do MinC na COP30

Alimentação escolar

Além de serviços básicos de manutenção contratados diretamente dos mais de oito mil fornecedores atuais, o Contrata+Brasil permite a compra de produtos da agricultura familiar a partir da integração do Programa de Aquisição de Alimentos, operado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).  

Outra inovação permite que escolas de ensino básico contratem serviços de reparo diretamente dos MEI. Com a ação, o Contrata+Brasil tem potencial para beneficiar mais de 125 mil instituições públicas de ensino que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola. O impacto alcança cerca de 35 milhões de estudantes em todo o país.  

Mais informações sobre o programa Contrata+Brasil podem ser obtidas em https://www.gov.br/contratamaisbrasil/pt-br/conheca-o-contrata-brasil. 

Participações

Além da ênfase no Contrata+Brasil, a Marcha teve presença intensa do MGI. A ministra Esther Dweck, que participou da abertura do evento com o presidente Lula, disse que o Ministério da Gestão cumpre um objetivo estratégico para o governo. “O MGI foi criado com missão de promover uma gestão pública eficiente e inovadora, orientada para a geração de valor público e para a redução das desigualdades”, afirmou. Segundo ela, desde 2023 foram mais de 50 ações e medidas de destaque para a transformação do Estado brasileiro. 

Leia Também:  OSCs Católicas se reúnem com a Diretoria de Parcerias com a Sociedade Civil

Na quarta-feira (20), a secretária de Patrimônio da União do MGI, Carolina Stuchi, apresentou os resultados do programa Imóvel da Gente e destacou o papel estratégico do patrimônio federal no enfrentamento ao déficit habitacional do país. O painel reuniu autoridades e gestores que atuam diretamente com o tema, com representantes do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e de municípios parceiros. 

A meta inicial do programa era destinar 1.600 imóveis até o final de 2026. Mas, em março, mais de 1.700 imóveis já haviam sido destinados a políticas públicas em 619 cidades de todos os estados brasileiros. “Isso demonstra que não estamos apenas gerindo imóveis da União, mas estabelecendo parcerias federativas com os municípios para o desenvolvimento nacional”, afirmou Stuchi. 

Além de divulgar as vantagens do Contrata+Brasil, o estande do MGI na Marcha também ofereceu outras soluções inovadoras para as prefeituras, como o Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), direcionada a municípios com mais de 500 mil habitantes, a Rede Gov.br e o Imóvel da Gente, entre outras. 

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade