Cerimônia de entrega do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2025 será nesta quarta-feira (03)

Foto: Reprodução/FBN

publicidade

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – convida para a cerimônia de entrega do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2025, na próxima quarta-feira (03/12), a partir das 10h, na sede da instituição, no Centro do Rio. A entrada é gratuita e o evento será transmitido ao vivo no YouTube (@fundacaobibliotecanacional). Durante a cerimônia, serão entregues os prêmios para os primeiros colocados em cada uma das doze categorias do prêmio, bem como os diplomas para os segundos e terceiros colocados.

Concedido anualmente desde 1994, o Prêmio tem por objetivo reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no Brasil. É considerada uma das premiações literárias mais importantes do país e a mais democrática – sem taxa de inscrição e o mesmo valor de premiação para todas as categorias (R$ 30 mil). Confira os vencedores desta edição:

 • Poesia (Prêmio Alphonsus de Guimaraens): “Pote de mel e outros poemas “, de Leonardo Gandolfi. Editora 34.

• Romance (Prêmio Machado de Assis): “Guerra – I: ofensiva paraguaia e reação aliada novembro de 1864 a março de 1866 “, de Beatriz Bracher. Editora 34.

Leia Também:  Conferência Nacional dos ODS realiza etapa digital na plataforma Brasil Participativo até 20 de maio

• Conto (Prêmio Clarice Lispector):  “Tantra e a arte de cortar cebolas”, de Iara Biderman. Editora 34.

• Tradução (Prêmio Paulo Rónai): ” Mulheres sobre as quais desejo escrever “. Tradução de Karen Kazue Kawana e Bruna Tiemi Ogawa (org.); Luciana Miho Kawasaki, Luis Libaneo, Pedro Malta, Takeshi Ishihara e Tauanny Falcão. Desalinho Publicações.

• Ensaio Social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda): “Assombros da casa-grande: a Constituição de 1824 e as vidas póstumas da escravidão”, de Marcos Queiroz. Fósforo Editora.

• Ensaio Literário (Prêmio Mario de Andrade): “O homem não existe”, de Lígia Diniz. Grupo Companhia das Letras.

• Projeto Gráfico (Prêmio Aloísio Magalhães): “Romances de cordel “, de Gustavo Piqueira. Editora Jose Olympio.

• Literatura Infantil (Prêmio Sylvia Orthof): “Encaramujado”, de Vana Campos (autora) e Raquel Matsushita (ilustradora). PeraBook Editora.

• Literatura Juvenil (Prêmio Glória Pondé): “Giraflor e outros jequitinhonhas “, de Heloisa Pires Lima (autora) e Gildásio Jardim (ilustrador). Editora FTD.

• Histórias de Tradição Oral (Prêmio Akuli): “Dono das palavras: a história do meu avô – Aki Oto: Api akinhagü”, de Yamaluí Kuikuro Mehinaku. Todavia Editora.

Leia Também:  Microcrédito chega ao campo e transforma vidas no Amapá

• Histórias em Quadrinhos (Prêmio Adolfo Aizen): “Quando nasce a autoestima?”, de Regiane Braz e Jefferson Costa. Editora Trem Fantasma.

• Ilustração (Prêmio Carybé): “Pedro e Paulo”, de Fábio Severino. Editora Joaquina.

Serviço

Cerimônia de entrega do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2025

Data: 03/12 (quarta-feira).

Horário: 10h às 13h.

Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.

Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim).

Transmissão ao vivo:  https://youtu.be/K_i-B8lbD1o.

*Evento gratuito

Fonte: Ministério da Cultura

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade