Cuiabá | MT 09/05/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 26 de janeiro de 2011, 12h25

Servidores serão capacitados em Tecnologias de Informação e Comunicação


Nesta semana, a cidade de Cuiabá recebe alunos de onze municípios do Estado que participam do Projeto Formação Gesac. Eles terão aulas de Hardware, Software e Redes. O projeto, inserido no programa de inclusão digital Gesac, do Ministério das Comunicações, capacitará mais de 600 representantes de comunidades em 26 estados brasileiros.

Ter acesso aos computadores, saber manejá-los e aprender a navegar pela rede mundial da internet encontrando e divulgando informações que interessam a si, como indivíduo, e às suas comunidades. O objetivo do Projeto Formação Gesac, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério da Educação e o CNPq, é possibilitar este acesso aos indivíduos que frequentam os Pontos Gesac, telecentros instalados pelo Governo Federal em comunidades rurais e urbanas do Mato Grosso e de mais 11 mil localidades de todo o Brasil.

De segunda a sexta, entre 24 e 28 de janeiro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), Campus Cuiabá, abrigará as aulas deste projeto de capacitação. Alunos de vários municípios do estado se reunirão na cidade para receber aulas de Hardware, Software e Redes.

São atendidos no Estado 23 monitores, representantes de telecentros Gesac dos municípios de Luciara, Novo São Joaquim, Vila Bela da Santíssima Trindade, Acorizal, Rosário Oeste, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Paranaíta, Nobres, Alta Floresta e Canarana. Cinco desses pontos estão em aldeias indígenas e um é a Escola Estadual Indígena Handori, em Luciara.

 

Alunos-tutores do IFMT, em parceria com Promotores de Inclusão Digital do Projeto Formação Gesac, ministrarão as aulas. Esta será a última capacitação presencial desses monitores, que, desde setembro de 2010 receberam aulas presenciais e à distância nas disciplinas de Educidadania, Educomunicação e Educação à Distância. Até março de 2011 eles serão formados à distância, via internet.

Para receber seu Certificado de Formação, estes alunos repassarão o conhecimento recebido a pelo menos mais três pessoas em sua comunidade. O objetivo é que o conhecimento não se concentre somente com uma pessoa, que pode sair do Ponto Gesac ou mesmo da comunidade. É uma forma de disseminar as informações recebidas, garantindo que a comunidade se beneficie da proposta.

Nesta semana também acontecerão formações nos estados de Minas Gerais, Paraíba, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Norte.

Como funciona o projeto?

O Projeto Formação Gesac está inserido no programa de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, e tem parceria com o Ministério da Educação, por meio dos Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que disponibilizou professores e alunos de 21 Institutos Federais, incluindo o do Mato Grosso. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico também apoia a ação.

Projeto-piloto de inclusão digital do Programa Gesac, foi desenhado para que, durante um ano, fossem desenvolvidas aulas presenciais e à distância das disciplinas de Educidadania, Educomunicação, Educação à Distância, Hardware, Software e Redes. Em 26 estados brasileiros participam 614 monitores dos telecentros Gesac.


 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114