Cuiabá | MT 28/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 25 de maio de 2011, 03h18

Ford desenvolve assento de carro que monitora seu coração


A montadora americana Ford anunciou nesta terça-feira (24/5) que desenvolveu um novo assento para seus carros capaz de monitorar o coração. Desenvolvida pela divisão de pesquisa e inovação da empresa, na Alemanha, o sistema utiliza seis sensores que detectam os impulsos elétricos gerados pelo coração sem a necessidade de encostar na pele.

Segundo a Ford, a tecnologia pode ser utilizada para serviços médicos remotos e para prover alertas sobre riscos cardiovasculares iminentes, como um alerta de ataque cardíaco. "Essa tecnologia tem o potencial de diagnosticar condições médicas que o motorista pode desconhecer", afirmou Achim Linder, um dos médicos responsáveis pelo projeto. Além do monitor de coração, a Ford também anunciou uma série de outras pesquisas voltadas para a área da saúde, que podem trazer serviços como medição de glicose do sangue e testes de asma e diabetes para dentro dos carros.

A companhia afirma que o sistema ainda está em fase de aprimoramentos, mas se mostrou compatível com cerca de 90% das pessoas que se submeteram ao teste. Até agora, a tecnologia parece altamente confiável, com uma precisão de 98% nos testes realizados.

O mercado de facilidades médicas para automóveis deve crescer nos próximos anos, com diversas marcas investindo em novas tecnologias e sistemas para melhorar a segurança do motorista. Em 2011, analistas esperam que esse tipo de mercado chegue à marca dos US$ 10 bilhões. De acordo com um estudo recente da ABI Research, até 2016 esse valor pode saltar para US$ 160 bilhões.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114