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Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 01 de junho de 2011, 00h41

EUA podem tornar obrigatória caixa-preta nos carros. E o Brasil segue caminho semelhante


Os EUA devem abrir um precedente polêmico no próximo mês. O órgão governamental responsável pela segurança no trânsito pretende tornar obrigatória a instalação de um tipo de caixa-preta, semelhante à que existe em aviões, em todos os carros fabricados no país. O equipamento registra os acontecimentos ocorridos no automóvel segundos antes e depois de uma batida. Os dados poderiam ser acessados por companhias de seguro e fabricantes, além de poder ser usados em investigações criminais e processos judiciais.

Coincidência ou não, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) começa na segunda-feira 30 a instalar nos carros brasileiros chips que permitirão saber quantos veículos estão passando numa via e, teoricamente, tornar possível a definição de políticas de mobilidade. As informações coletadas são muito mais restritas e a tecnologia, a princípio, estaria longe de registrar dados como os equipamentos americanos.

Os argumentos são nobres, mas esbarram na privacidade dos motoristas, segundo alguns especialistas. “Há sérios problemas éticos em vender carros que coletam secretamente informações que os motoristas não sabem que estão sendo coletadas”, disse à ISTOÉ Dorothy Glancy, advogada e professora na universidade Santa Clara Law (EUA), especialista em privacidade e transporte. “Mesmo quando os donos dos veículos são informados da presença desse dispositivo, é pouco provável que entendam o que ele faz”, afirma.

Muitos americanos nem sequer foram informados da presença de um espião a bordo. Há pelo menos 20 anos essas caixas-pretas – conhecidas tecnicamente como EDR (gravador de dados de eventos, em tradução livre) – são instaladas em veículos de marcas como GM e Toyota. Elas são parte integrante do dispositivo que aciona o air bag, a bolsa de ar que protege os passageiros durante uma colisão.

Os EUA devem abrir um precedente polêmico no próximo mês. O órgão governamental responsável pela segurança no trânsito pretende tornar obrigatória a instalação de um tipo de caixa-preta, semelhante à que existe em aviões, em todos os carros fabricados no país. O equipamento registra os acontecimentos ocorridos no automóvel segundos antes e depois de uma batida. Os dados poderiam ser acessados por companhias de seguro e fabricantes, além de poder ser usados em investigações criminais e processos judiciais.

Coincidência ou não, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) começa na segunda-feira 30 a instalar nos carros brasileiros chips que permitirão saber quantos veículos estão passando numa via e, teoricamente, tornar possível a definição de políticas de mobilidade. As informações coletadas são muito mais restritas e a tecnologia, a princípio, estaria longe de registrar dados como os equipamentos americanos.

Os argumentos são nobres, mas esbarram na privacidade dos motoristas, segundo alguns especialistas. “Há sérios problemas éticos em vender carros que coletam secretamente informações que os motoristas não sabem que estão sendo coletadas”, disse à ISTOÉ Dorothy Glancy, advogada e professora na universidade Santa Clara Law (EUA), especialista em privacidade e transporte. “Mesmo quando os donos dos veículos são informados da presença desse dispositivo, é pouco provável que entendam o que ele faz”, afirma.

Muitos americanos nem sequer foram informados da presença de um espião a bordo. Há pelo menos 20 anos essas caixas-pretas – conhecidas tecnicamente como EDR (gravador de dados de eventos, em tradução livre) – são instaladas em veículos de marcas como GM e Toyota. Elas são parte integrante do dispositivo que aciona o air bag, a bolsa de ar que protege os passageiros durante uma colisão.




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