Cuiabá | MT 16/09/2024
Agro
Sábado, 18 de dezembro de 2010, 14h03

Reunião no Rio de Janeiro discute ações para erradicação da febre aftos


O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Valney Souza Corrêa, participou da segunda reunião extraordinária da Comissão para a Erradicação da Febre Aftosa (Cohefa) realizada esta semana no Rio de Janeiro. O objetivo é trabalhar e definir ações para a erradicação da doença até 2020. Estiveram presentes representantes de diversos estados brasileiros, membros da comissão, representantes dos setores público e privado de cada uma das seis sub-regiões das Américas, Cone Sul, América Central, América do Norte, Caribe e Amazônia Andina, bem como os observadores das nacionais e internacionais.

Durante a sessão de abertura, um vídeo com um discurso da diretora da Organização Panamericana de Saúde (Opas), doutora Mirta Roses, desejou sucesso ao trabalho a ser realizado neste evento. Sendo que ela ainda expressou a determinação e compromisso da Opas a continuar a cooperação técnica com os países das Américas para conseguir a erradicação da febre aftosa.

O Cohefa foi criado em 1987, pelos países das Américas, e atua como um mecanismo de coordenação para promover linhas de ação, coordenar e avaliar atividades na região para o controle e erradicação da febre aftosa. Bem como encorajar os países para implementar o Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Phefa).

Em abril de 2010, estes mesmos representantes já haviam se reunido para discutir uma resolução de Cosalfa realizada na Guiana, que solicitou a criação de um grupo de trabalho com especialistas da região para desenvolver um novo plano de ação para a fase final da erradicação da febre aftosa no continente: Phefa - Plano de Ação 2011-2020. O objetivo deste novo plano de ação é analisado e submetido à aprovação.

Para o diretor do Centro Pan-Americano (Panaftosa, dr. Ottorino Cosivi, esta reunião é de especial importância devido à necessidade de discutir as diretrizes para a fase final do Phefa para atingir a meta de erradicar a doença até 2020. O Panaftosa atua em cooperação com os países das Américas, coordenando as atividades do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Phefa) e cooperando com os países afetados pela febre aftosa na organização, desenvolvimento e fortalecimento dos programas nacionais e regionais de erradicação. Além de apoiar os países livres para promover a prevenção da febre aftosa sustentável.

O presidente do Indea-MT, Valney Corrêa, considera a participação de Mato Grosso importante nessas discussões em nível nacional e internacional. Já que o Estado caminha para o décimo quinto ano livre da contaminação da febre aftosa e hoje é considerado exemplo no controle e erradicação da doença.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114