Cuiabá | MT 30/04/2024
Agro
Sexta, 12 de abril de 2024, 16h09

Consultores alertam produtores rurais: 'não dá pra errar com a venda da soja'


.

 

Projeção de queda de preço para 2025 e baixa comercialização do grão são assuntos de evento técnico em Mato Grosso

Cuiabá, capital mato-grossense e também do agronegócio brasileiro reuniu pesquisadores, produtores rurais, consultores e profissionais da área agrícola até quinta-feira, 11 de abril, durante o Master Meeting Soja 2024. Considerado um dos principais eventos técnicos da cadeia da soja, que ocorre logo depois da colheita do grão, discute temas relevantes para a produção da oleaginosa, apresenta novas tecnologias e revela resultados de pesquisas.

No primeiro dia de palestras (09.04), o público de mais de 600 pessoas (presencial e online), teve a oportunidade de obter dados atualizados da última safra e participar de debates sobre temas relacionados à economia agrícola brasileira e estatística de produção, com projeções e atualizações de mercado, cenários de movimentação de preços, demandas e estoque de commodities, com renomados analistas.

Em comum, os especialistas Carlos Cogo (Cogo Inteligência em Agronegócio) e Alexandre Mendonça de Barros (MBAgro) trouxeram alertas importantes para o setor produtivo, principalmente relacionados à comercialização das safras, em que muitos agricultores seguram a venda da produção e podem perder oportunidades de negócios.

De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), mesmo depois de quase um mês do término da colheita da soja nas principais regiões produtoras do Estado, as negociações do grão ainda avançam de forma lenta em Mato Grosso. Até o começo da semana, pouco mais de 55% da produção da safra 23/24 foram negociados. O atraso na comercialização se estende para a próxima safra. A venda da produção da safra 24/25, que ainda será cultivada a partir de setembro deste ano, segue o mesmo posicionamento, tendo um dos mais baixos registros de vendas dos últimos cinco anos.

Carlos Cogo apresentou projeções de valores da soja tendo como base o município de Sorriso, em Mato Grosso. Segundo análise, a saca deve atingir o menor preço a partir de março de 2025, em torno de R$105,00. A queda chama a atenção para a necessidade do agricultor vender a produção de forma bem planejada.

“A La Niña vai pegar praticamente toda temporada no Brasil, grande chance de elevar a produção, ou seja, elevar os estoques globais e manter pressão negativa sobre os preços. No curto prazo, tem pouco a ser feito por parte do produtor, a não ser começar agora as vendas antecipadas, fixações de preços, principalmente quando surgir bons momentos em função da La Niña. Boa gestão e estratégia de venda dos grãos devem fazer parte do cronograma do produtor para próximo ano, não estocar os grãos é uma boa iniciativa, para justamente evitar encontrar no primeiro semestre do ano que vem o cenário mais provável que é prémios, bens negativo dos portos, preços caindo mais do que a própria plantação futura e tentar alocar e realocar a maior parte possível da sua comercialização para o segundo semestre do próximo ano”, explica Dr. Carlos Cogo, pós-graduado em Agronegócios pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Análises de Mercados.

Para Alexandre Mendonça de Barros, engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada, o dever de casa para o produtor é sempre assegurar a venda parcial de grãos para cobrir os custos de produção.

“Não há um cenário muito construtivo para formação de preços de soja. Obviamente pode não chover, pode quebrar a safra americana, mas neste momento o ambiente climático é neutro nos Estados Unidos e no caso da América do Sul, com La Ninã, a aposta internacional é que a safra brasileira seja melhor e que o cerrado tenha uma produção mais significativa. O produtor não precisa vender tudo, de maneira alguma! Mas eu já me moveria na intenção de fazer trocas. Temos visto alguns custos bem interessantes diante do preço futuro da soja, ainda que muito mais baixo”, comenta o palestrante Dr. Alexandre Mendonça de Barros.

Com objetivo de trazer discussões enriquecedoras sobre o mercado da soja, o principal evento do setor também fortalece a integração dos participantes.

“A palestra tanto do Alexandre quanto do Carlos Cogo, foram palestras muito importantes para mostrar a realidade mundial da produção, do consumo de grãos e impacto do nosso planejamento, pensando na próxima safra, na rentabilidade e na viabilidade da agricultura mato-grossense’, comenta Orlins Matos de Souza, consultor em agronomia.

Master Meeting Soja 2024

O Master Meeting Soja 2024 foi uma realização da empresa de pesquisa Proteplan e iniciou a sua jornada na terça-feira (9) com muita novidade e informação no Gran Odara Hotel. O encontro, que ocorreu até quinta-feira (11), e contou com com mais de 30 palestrantes renomados e 13 painéis técnicos.

Com participantes de 11 Estados: Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Tocantins e Piauí, o evento traz palestrantes e painéis importantes com profissionais, tanto do Brasil quanto do exterior. Alguns dos temas que foram abordados: Sustentabilidade, Saúde do Solo, Podridão de grãos e Doenças Foliares.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114