Cuiabá | MT 19/09/2024
Agro
Sexta, 11 de março de 2011, 15h33
Dias de Campo

Dia de Campo trouxe a valorização da soja convencional em MT, diz coordenador


No total 17 eventos – No Campo com a Soja Livre, disseminaram nos últimos dias a cultura e a valorização da soja convencional no estado de Mato Grosso. Trata-se do Programa Soja Livre, que tem como objetivo aumentar a oferta de semente de soja não-transgênica ao agricultor mato-grossense. O projeto une Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) e Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não-Geneticamente Modificados (Abrange). Segundo a organização dois mil visitantes puderam prestigiar nas regiões Oeste, Médio Norte, Leste e Sul.

Foram realizadas neste período de janeiro a março, palestras, técnicas de manejo que condizem com as doenças que assolam a cultura, como por exemplo, os nematóides, a soja louca 2, entre outras. Para isso, foram instaladas em MT 16 Unidades Demonstrativas (UD) e 18 Áreas Demonstrativas (AD), onde estão sendo cultivadas 24 cultivares da Embrapa. Foram apresentadas amostras como a precoce e superprecoce que se encaixam nas condições e tipos de plantio local. Ao longo da safra, os produtores puderam verificar a qualidade das sementes e as condições de produção.

Para o coordenador do Programa Soja Livre, Clóvis Albuquerque, o Dia de Campo foi uma oportunidade para o produtor conhecer de perto as opções de soja convencional da Embrapa. “É uma condição a mais que produtor tem a seu alcance e, com isso, poderá planejar quais as condições do plantio da sua próxima safra. Ressaltamos a cada encontro as vantagens de se plantar soja convencional, que hoje em dia é ser moderno, que, de fato, a soja convencional continuará sendo o grande amparo para a segurança e a estabilidade da produtividade do produtor mato-grossense”, afirma Albuquerque.

A iniciativa recebeu investimento de R$ 1 milhão. A intenção é abranger 15% do mercado mato-grossense de sementes de soja convencional com cultivares desenvolvidas pela Embrapa, em três anos. Hoje, as sementes da Embrapa ocupam 13% do mercado total (transgênico e não-transgênico). No Brasil, a soja convencional ainda representa 35% da produção do grão e em Mato Grosso, 40%.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114