Cuiabá | MT 19/09/2024
Agro
Sexta, 11 de março de 2011, 16h11

Rally da Safra avaliará lavouras de soja e milho em sete estados


Três equipes percorrerão o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País entre segunda, 14, e sexta-feira, 18

O Rally da Safra, expedição técnica nacional para mapeamento da produção de grãos, inicia nesta segunda-feira, 14, visitas a lavouras de milho e de soja de ciclo normal em sete estados brasileiros, simultaneamente. Técnicos da Equipe 6 percorrerão até sexta-feira, dia 18, lavouras no Sudeste de Goiás, noroeste de Minas Gerais e oeste da Bahia. Já a Equipe 7 passará pelo sudeste e sul do Mato Grosso, sudoeste e sul de Goiás e também pelo Triângulo Mineiro. A Equipe 8 percorrerá cidades ao centro e sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e pelo norte do Rio Grande do Sul.

Em sua primeira etapa, que começou em 31 de janeiro, o Rally da Safra percorreu Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e norte e oeste do Paraná para avaliação da soja precoce e constatou boas produtividades. Diante do cenário encontrado, a Agroconsult revisou sua estimativa da safra 2010/2011 e projeta 72 milhões de toneladas de soja, com área plantada de 24,2 milhões de hectares.

A ocorrência do La Niña nessa safra provocou grande preocupação entre os produtores, com a possibilidade de menos chuvas no Sul do Brasil e atraso no seu início no Centro-Oeste, o que de fato ocorreu. Por conta da estiagem, o plantio da soja precoce atrasou em todas as regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, além de parte do Paraná, mas as chuvas no final de dezembro e durante o mês de janeiro compensaram os produtores.

No Mato Grosso, por exemplo, o plantio ocorre normalmente em final de setembro, mas acabou acontecendo na segunda semana de outubro. Mesmo assim, a soja mostrou todo o seu potencial. Alguns problemas também foram relatados durante todo o percurso como a alta infestação de antracnose e o aumento da incidência de mofo branco, em especial no sudoeste de Goiás, o atraso nas colheitas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em função das chuvas e a presença de grãos ardidos nas primeiras lavouras colhidas no Sul do Mato Grosso do Sul.

O ciclo de investimentos, que teve início na safra passada, se consolida neste ano, com bom desempenho de todos os setores do agronegócio. Boa rentabilidade, com o custo de produção mantendo-se igual ao da safra passada, mas com aumento de produtividade e preços, animam os sojicultores. “É unanimidade entre os produtores que este é o momento de apostar no seu negócio, com renovação de frota ou de equipamentos, busca de novas parcerias de produção, arrendamento ou aquisição de terras em outras regiões para expansão da atividade”, afirma Debastiani.

8ª edição

O Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, chega a oitava edição patrocinado pela Vale, Banco do Brasil, Case IH, Mobil Lubrificantes, DVA, Monsoy e Fertilizantes Heringer, além de contar com apoio da Fiesp, Toyota, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

As dez equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 31 de janeiro e 27 de março, mais de 55 mil quilômetros e colherão cerca de 1,3 mil amostras nos principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por onze estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão. Os dados coletados representam 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo Brasil.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente, e pelo twitter: www.twitter.com/RallySafra e pelo Facebook.

Resultados

O Rally da Safra tem como objetivo tornar público o levantamento sobre a situação das lavouras brasileiras de soja e milho. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados à Imprensa no dia 29 de março (terça-feira), às 14 horas, na Fiesp, em São Paulo.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114