Cuiabá | MT 19/09/2024
Agro
Sexta, 11 de março de 2011, 20h55

Renovação de pastagem com arroz gera lucro em fazenda


Pecuaristas da região norte de Mato Grosso conheceram as vantagens em fazer a renovação de pastagem degradada com o plantio de arroz. Um Dia de Campo promovido pela Agro Norte Pesquisa e Sementes na Fazenda Recreio, município de Itaúba, mostrou que é possível reformar o pasto para o gado e ter lucro com a venda do cereal.

O engenheiro agrônomo da Agro Norte, Mairson Santana, afirmou que o plantio do arroz em duas safras recupera o solo degradado por aproximadamente oito anos e amortiza os custos.

“É um processo bem simples. Precisa tirar o pasto e plantar arroz em seguida. Com a correção que o solo recebe para produzir arroz, o pasto vai voltar melhor, porque a terra vai estar compactada e com calcário incorporado para baixar acidez e alumínio”, destacou.

Santana explicou que o arroz é a cultura mais adequada para fazer a renovação de pastagem. Segundo o agrônomo, a planta tolera acidez e alumínio no solo e não precisa de custeio elevado para render alta produtividade.

“Aonde plantamos o arroz Cambará para recuperar pastos degradados estamos colhendo uma média de 65 sacas por hectare”, disse.

Para o proprietário da Fazenda Recreio, Cássio Martins, o plantio de arroz, além de reformar a pastagem, é uma alternativa de renda extra para a propriedade.

Martins explicou que desde 2005 faz a renovação por ciclos. Já recuperou 900 hectares de pasto e está prestes a concluir a última parcela de 250 hectares.

“Comecei o plantio de arroz por uma necessidade em reformar o pasto degradado. Foi a cultura mais rentável e simples de implantar que encontrei. Hoje pago o custo que teria com uma recuperação tradicional a ainda tenho lucro”, declarou.

De acordo com a agropecuarista, nos preços atuais, o custo total para produzir arroz, incluindo despesas com maquinário, é de 60 sacas por hectare.

“Se mantivermos a colheita média de 67 sacas por hectare, que registramos nos primeiros talhões, e que não são os melhores, teremos lucro imediato, ao passo que só com a recuperação normal de pastagem, levaríamos quatro anos para recuperarmos o que gastaríamos”, calculou.

O empresário Laércio Estrela, morador de Sorriso, começou investir em pecuária há pouco tempo. Tem uma área de pastagem degradada e já pensa em renovar com arroz.

“Vim aqui para conhecer o processo. Vou me informar mais e acredito que será a melhor alternativa para recuperar minha área, afinal, o retorno é imediato”, finalizou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114