Cuiabá | MT 19/09/2024
Agro
Terça, 15 de março de 2011, 18h24
Rally da Safra

Equipe 7 do Rally da Safra 2011 avalia lavouras em MT, GO, MG e MS


8ª edição da expedição técnica nacional para mapeamento da produção de grãos passará por onze Estados brasileiros até 27 de março

A Equipe 7 do Rally da Safra 2011, muda sua rota e além de passar por MT, GO e MG passa também pela cidade de Chapadão do Sul, noroeste de Mato Grosso do Sul. Os técnicos vão verificar os danos causados pelo excesso de chuva na região que podem ter afetado as lavouras de soja em ponto de colheita. "Decidimos mudar um pouco os planos para descer até o Mato Grosso do Sul e avaliar a situação de perto", afirmou Fabio Meneghin, coordenador da equipe 7 do Rally. Hoje, 15.03, integrantes da equipe farão uma palestra para produtores sobre o mercado de soja e milho em Rondonópolis, a partir das 19 horas, para produtores da região. A palestra será realizada no Centro de Eventos Ipê, à Avenida Julio José Campos, 2.462, bairro Sagrada Família.

Os técnicos do Rally da Safra 2011 já percorreram, em uma primeira etapa, mais de 20 mil quilômetros no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e norte e oeste do Paraná para avaliação da soja precoce e agora retornam para visitar as lavouras de soja de ciclo normal, que correspondem à maior parte da safra brasileira.

8ª edição

O Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, chega a oitava edição patrocinado pela Vale, Banco do Brasil, Case IH, Mobil Lubrificantes, DVA, Monsoy e Fertilizantes Heringer, além de contar com apoio da Fiesp, Toyota, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

As dez equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 31 de janeiro e 27 de março, mais de 55 mil quilômetros e colherão cerca de 1,3 mil amostras nos principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por onze estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão. Os dados coletados representam 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo Brasil.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente, e pelo twitter: www.twitter.com/RallySafra e pelo Facebook.

Novidades 2011

Os técnicos farão nesta edição do Rally o levantamento tradicional das lavouras, coletando dados sobre espaçamento, população de plantas, peso, número e umidade de grãos, ocorrência de pragas e doenças. Prosseguirão com análise de solo, percentual de cobertura do solo com palhada no plantio direto e tipo de resíduo. Serão realizados ainda testes de transgenia para soja e milho.

Este ano serão avaliadas, pela primeira vez, as perdas nas lavouras recém-colhidas ou em processo de colheita. E, por último, em parceria com o Grupo de Extensão e Pesquisa em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ-Log), o Rally avaliará as condições das estradas brasileiras. Será a mais completa radiografia das condições da safra brasileira.

Resultados

O Rally da Safra tem como objetivo tornar públicas as informações mais precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras de soja e milho. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 29 de março (terça-feira), às 14 horas, na Fiesp, em São Paulo.

Data

Partida

Municípios visitados para avaliação de campo

Chegada

14/03

Cuiabá

Chapada dos Guimarães e Campo Verde.

Primavera do Leste

15/03

Primavera do Leste

Paranatinga, Itiquira, Guiaratinga.

Rondonópolis *

16/03

Rondonópolis

Itiquira, Pedra Preta, Alto Garça, Alto Araguaia.

Chapadão do Sul

17/03

Chapadão do Sul

Portelândia, Mineiros, Perolandia, Montividiu, Caiapônia, Chapadão do Sul, Chapadão do Céu, Costa Rica, Jataí.

Rio Verde

18/03

Rio Verde

Acreúna, Paraúna,Edéia, Vicentinópolis, Joviânia, Goiatuba, Santa Helena de Goiás, Turvelândia, Porteirão, Bom Jesus de Goiás

Itumbiara

19/03

Itumbiara

Deslocamento

Uberlândia




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114