Cuiabá | MT 19/09/2024
Agro
Quarta, 16 de março de 2011, 10h52
Soja plus

Propriedades de MT serão as primeiras a aderir ao Soja Plus


Mato Grosso será o primeiro estado onde o programa Soja Plus – programa de gestão econômica, social e ambiental da soja brasileira, será posto em prática. De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, os produtores rurais do estado serão sensibilizados a aderir ao programa durante os dias de campo já promovidos pela Aprosoja. Silveira participou nesta terça-feira (15) do Seminário Desafios e Oportunidades da Sojicultura Brasileira 2011, realizado na sede da Fecomércio, em São Paulo. O evento foi organizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), a Aprosoja, a Associação Nacional dos Transportadores de Cerais (Anac) e o Instituto para o Agronegócio Responsável (Ares).

Durante o evento foram formatadas as estratégias para iniciar os trabalhos do Soja Plus. Lançado em abril do ano passado, o programa busca promover e fomentar dentro das propriedades rurais melhorias na gestão econômica e socioambiental. “Este modelo tem tudo para se tornar uma referência para o Brasil e para o mundo. A cadeia produtiva da soja está trabalhando junto para isto. Nosso produtor amadureceu assim como toda a sociedade e vamos mostrar para o mundo, por meio deste programa, que podemos produzir com responsabilidade social e ambiental, sem deixar de lado a viabilidade econômica”, afirmou o presidente da Aprosoja.

Silveira disse ainda que o Soja Plus não é mais um programa de certificação das propriedades. “Estamos montando um programa de melhorias contínuas, que agrega desde a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a melhoria das práticas de produção, a viabilidade econômica e financeira da propriedade, até a responsabilidade social e ambiental. Nada será feito de forma impositiva ao produtor. Queremos uma grande adesão, pois sabemos da importância disto dentro do contexto da nossa economia, por isso estamos trabalhando com bom senso e equilibiro”.

O Seminário do Soja Plus contou com a participação do presidente da Abiove, Carlo Lovatelli, do superintende do Ares, Ocimar Vilela, do chefe geral da Embrapa Soja, Alexandre Cattelan e do presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Cerais, Felício Aguiar, além de representantes de outras entidades envolvidas no programa.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114