Cuiabá | MT 19/09/2024
Agro
Quarta, 16 de março de 2011, 16h37

2° Encontro Sucroenergético terá temas de mercado e mostra tecnológica


Considerada a terceira economia de Mato Grosso, a agroindústria movimentou R$ 1,35 bilhão em 2010. Aqui, inclui-se o segmento sucroenergético, com 73% da produção estadual de etanol e 27% de açúcar. Somente no ano passado, foram produzidas 13,6 milhões de toneladas e para 2011 espera-se um incremento de 8,7%, chegando a 15,1 milhões de toneladas em Mato Grosso. Diante deste potencial de crescimento e perspectivas de investimentos em tecnologia, o assunto será tema do 2° Encontro Sucroenergético de Mato Grosso, que ocorre amanhã (17/03), na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), o Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool) e a empresa Eutectic, com o objetivo de fomentar o mercado do etanol e açúcar no Estado e discutir temas com foco na eficiência produtiva do segmento, além de abordar a perspectiva de chegada de novas usinas e a crescente automatização da área no Estado.

A programação está distribuída em palestras técnicas e de mercado, além de trazer o diferencial da mostra de automação e robótica. Na exposição, os participantes poderão visualizar como a incorporação de tecnologias no segmento sucroenergético têm contribuído para melhoria dos processos industriais. A perspectiva é de 70 participantes, entre representantes das indústrias do etanol e açúcar, além de profissionais que atuam na área.

De acordo com o diretor executivo do Sindalcool, Jorge do Santos, o Encontro será uma oportunidade das indústrias discutirem temas importantes para o desenvolvimento do setor, cujo crescimento hoje esbarra principalmente na dificuldade logística de Mato Grosso e no desafio do aproveitamento da mão de obra diante da crescente mecanização. "O contexto econômico e social muda e precisamos nos adaptar constantemente. Ao mesmo tempo em que buscamos alinhar a expansão do segmento sucroenergético ao desenvolvimento sócio-ambiental do Estado, também trabalhamos com foco na qualificação de trabalhadores para equilibrar os investimentos tecnológicos com a valorização do capital humano das empresas', explica.

Para o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, eventos assim são muito importantes para dar visibilidade à atuação das indústrias, bem como para promover conhecimento e discussão sobre temas pertinentes à eficiência produtiva sustentável. Além disso, destaca a possibilidade de interação entre as empresas e a troca de experiências bem-sucedidas. O evento também contará com a presença das Usinas Itamarati, Pantanal, Barralcool, Coprodia, União, e empresas Atesco, Alcamo, Dismafe, Prates Indústria e Comércio, Rolcor e Normape. Mais informações: (65) 3611-1657

Confira a programação

7h30 – Credenciamento
8h – Abertura (Senai-MT / Sindalcool / Eutectic)
8h30 – Palestra - Eficiência de bagaceiras com arame tubular AN-3960 – Usinas Itamarati
9h10 – Palestra – Eficiência martelos e facas – Usina Pantanal
9h50 – Palestra – Preparação da cana com alto índice de performance com COP8, DHI, FOL – Usina Barralcol
10h30 – Cofee Break
10h50 – Eficiência do CDP em bojos de colhedoras – Usina Coprodia
11h20 – Oportunidades para o setor do açúcar e etanol – Senai-MT
12h – Cenário do açúcar e etanol em Mato Grosso – Sindalcool
12h40 – Debates
13h – Almoço
14h – Exposições de produtos e serviços, e troca de informações entre parceiros
16h – Encerramento – agradecimentos e sorteio de brindes
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114