Cuiabá | MT 19/09/2024
Agro
Quinta, 17 de março de 2011, 09h29
Visita

Presidente do Indea visita unidades locais na região do Araguaia


O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Valney Souza Corrêa, está visitando as Unidades Locais de Execução do Indea na região do Araguaia. Durante toda esta semana, ele passou pelos municípios de Nova Nazaré, Torixoréu, Primavera do Leste, Campo Verde, General Carneiro, Barra do Garças, Nova Xavantina, Campinápolis, Araguaiana, entre outras. Nesta quinta-feira (17.03) o presidente termina o percurso passando pela cidade de Gaúcha do Norte. Todas as Unidades Locais visitadas são vinculadas a Unidade Regional de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá).

Desde que assumiu a presidência, Valney tem ido às unidades instaladas em diferentes regiões do Estado. O objetivo é conhecer melhor a realidade de cada uma delas para que a qualidade no atendimento aos produtores rurais seja mantida, e que o papel social do Indea continue, contribuindo assim com a economia do Estado. “Fazemos questão de ver de perto as condições de trabalho de cada um dos nossos servidores e suas necessidades, pois são eles que fazem do Indea uma das entidades governamentais de maior credibilidade em Mato Grosso”, avalia.

O coordenador da Unidade Regional de Barra do Garças, Luiz Alberto Vitor de Matos, que está há 27 anos no Indea e já passou por diversas etapas de desenvolvimento do órgão, diz que hoje se pode dizer que o Indea executa um trabalho de excelência tanto na questão da sanidade animal como vegetal. “Gostaria de destacar a minha equipe, que tem mais de 70 servidores em 18 municípios trabalhando incansavelmente para sempre alcançarmos resultados positivos. E ainda, enaltecer a vinda do presidente Valney às nossas unidades, pois há algumas delas que nunca haviam recebido a visita de um presidente da entidade”, diz Luiz Alberto.

RECADASTRAMENTO

As visitas começaram logo após a participação do presidente no lançamento do projeto “Recadastramento dos Imóveis Rurais", realizado na segunda-feira (15.03), na cidade de Água Boa (743 km da Capital). O projeto aconteceu durante um evento denominado “Acrimat em Ação”, que envolve uma parceria entre a Associação dos Criadores de Mato Grosso, Indea-MT, Prefeitura de Água Boa e Sindicato Rural. Com o projeto, dentro de 90 dias o município de Água Boa deve concluir o Recadastramento dos Imóveis Rurais. Este trabalho de recadastramento é de responsabilidade do Indea.

De acordo com Valney Corrêa, hoje estão cadastradas no Indea 1.176 propriedades rurais no município de Água Boa, sendo que existem cadastros com outros números, sendo necessário um cadastro único. Segundo ele, este é apenas o primeiro, pois o Indea tem a responsabilidade de fazer o recadastramento das propriedades rurais de todo Estado, que hoje são 116 mil. "Certamente realizaremos este trabalho com a mesma responsabilidade que fazemos os demais".

Segundo o prefeito de Água Boa, Maurício Tonha, o levantamento vai se fundamentar na localização da propriedade com coordenadas através de GPS e os produtores rurais vão responder a dois formulários. Um com informações sobre a pecuária que irão auxiliar o trabalho de sanidade animal do Indea, e outro com dados para direcionar as ações da prefeitura. Conforme ele, será feito um diagnóstico completo das propriedades e dos proprietários, pois só assim se pode desenvolver ações públicas direcionadas, como energia rural, transporte escolar, entre outras.

Já o presidente do Sindicato e representante da Acrimat na Região Nordeste, Laércio Fassoni, disse que com as informações será possível desenvolver um trabalho de apoio mais efetivo e ações de assistência envolvendo diversos órgãos, como a prefeitura, o sindicato, o Indea e a Acrimat. O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, que também esteve no evento, avalia que conhecer a realidade rural é muito importante para todos os envolvidos, pois os produtores, órgãos públicos e entidades representativas do setor poderão tomar decisões mais consistentes e com maior acerto.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114