Cuiabá | MT 19/09/2024
Agro
Quarta, 23 de março de 2011, 10h24

Circuito Aprosoja lança evento sobre planejamento da safra 2011/2012


Iniciativa pioneira do calendário de eventos tradicionais do segmento agrícola de Mato Grosso, o Circuito Aprosoja, chega à 6ª edição com o intuito de propiciar o Planejamento da Safra 2011/2012 ao produtor e público participante. O evento será lançado oficialmente no dia 14 de abril às 08h30 no auditório Antônio Ernesto de Salvo, no Senar, em Cuiabá/MT. Este ano a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), vinculado ao Sistema Famato, na realização do evento.

O Circuito Aprosoja 2011 percorrerá 20 municípios mato-grossenses – 15 de abril a 26 de maio –, além disso, o evento acontecerá pela primeira vez nas cidades sojicultoras nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Bahia. A iniciativa é vista como uma grande oportunidade para a construção de propostas convergentes para o setor agrícola. São ministradas palestras orientativas com especialistas renomados do país. Este ano os painéis irão tratar de temas como mercado de soja, comunicação no agronegócio e questões sobre a infraestrutura do país no painel dedicado à logística brasileira. Com esta nova abrangência, o Circuito Aprosoja se firma como maior evento da Sojicultura Brasileira.

De acordo com o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira da Silva, o objetivo dessa iniciativa é ajudar o produtor a ter informações para visualizar a próxima safra (2011/2012), com base nos dados apresentados sobre as condições socioeconômicas do país e do mundo. “O nosso papel é difundir informações mercadológicas, além de projetar cenários relacionados à rentabilidade que auxiliem no planejamento da próxima safra”, destaca Glauber, que fará a abertura do evento e irá tratar da agenda estratégica do setor para este ano no interior do estado.

O Circuito Aprosoja tem o propósito de reunir anualmente líderes políticos, empresariais, sociais, ambientais, culturais, acadêmicos e governamentais de todo o país para dialogar, assumir compromissos, divulgar práticas e soluções visando o desenvolvimento sustentável local e global. Além de construir referências e propor políticas para decisões em prol do desenvolvimento agrícola brasileiro. Para abertura do evento na Capital farão presentes o ministro da Agricultura, Wagner Rossi ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco o governador do Estado, Silval Barbosa o senador Blairo Maggi diretor geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot entre outras autoridades do setor.

PALESTRANTES

A programação traz renomados nomes para as palestras. No lançamento, o economista pela Universidade de Chicago, Paulo Rabello de Castro fará a palestra ‘Visão Mato Grosso 2020’. O economista mostrará o cenário mundial da commodity soja, além do cenário econômico mato-grossense com projeções para os próximos anos.

A programação recebe o executivo da Soyatech, Hunt Stookey, que participará ao lado do correspondente da DTN na China, Lin Tan, do painel sobre mercado, que será intermediado pelo diretor executivo da Aprosoja, Marcelo Duarte Monteiro.

O painel ‘Comunicação no Agronegócio’ será ministrado pelo diretor geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Ícone), o especialista em política comercial, André Nassar. Ele foi coordenador de diversos projetos patrocinados por organizações internacionais, tais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Rabobak International entre outros projetos. Além do vice-presidente de Marketing Corporativo e Comunicação da Monsanto Company, Mark Halton.

O gerente de Logística e Originação da Cargill, Rodrigo Koelle fará parte do painel sobre a logística brasileira. Juntamente com o diretor geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot e outros especialistas do setor.

A programação do Circuito Aprosoja nos municípios do interior contará com as palestras do analista de mercado do Grupo Safras & Mercado, o economista Flávio França Jr. e também o economista Paulo Roberto Molinari. Ele é o diretor técnico nas áreas de Milho e Carnes da Divisão de Consultoria do Grupo Safras. Haverá também a palestra ‘Cenário e Oportunidades para o produtor de MT’, realizada pelo diretor executivo da Aprosoja, Marcelo Duarte Monteiro




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114