Cuiabá | MT 28/02/2024
Educação
Domingo, 04 de junho de 2023, 16h17

Vestibular da Unemat transcorre com tranquilidade em todo o estado


.

O total 7.381 candidatos concorrem ao vestibular para 2.390 vagas, oferecidas em 60 cursos de graduação da Unemat. Desses, 5.822 compareceram às provas neste domingo (04/06) e 1.560 faltaram, o que representa uma taxa de ausência de 21%.

A Diretoria de Gestão de Produção de Provas e Exames (Covest/Unemat) registrou, ainda, a eliminação de vinte e oito candidatos, durante a prova, por descumprirem algum item previsto em edital, como portar celular em sala de aula e utilizar caneta fora do padrão permitido.

O Assessor de Gestão da Covest, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro, afirmou que o certame ocorreu dentro do previsto em todos os locais de aplicação.

“O vestibular 2023/2 ocorreu de forma tranquila, com uma abstenção dentro dos padrões normais das edições anteriores. O número de candidatos eliminados foi abaixo do esperado, devido à intervenção e preparo da equipe de fiscais e coordenadores, que atuou de forma preventiva no esclarecimento dos itens de eliminação dos concorrentes. Sobre a prova objetiva e a redação não tivemos reclamações. Várias mudanças foram implementadas para esse vestibular que, no somatório, resultaram em pontos positivos”, avaliou.

CONCORRÊNCIA

O perfil dos candidatos inscritos é prioritariamente feminino. Do total, são 4.745 mulheres (64,3%) e 2.636 homens (35,7%).

 

Também chama a atenção a opção pela política de cotas da Universidade. Quase metade dos candidatos (53,5%) se inscreveram para ampla concorrência e outros 46,4% optaram pelas vagas reservadas às cotas. A Unemat mantém uma política afirmativa de ingresso, em que há vagas destinadas para candidatos negros, indígenas, pessoas com deficiência e oriundas de escolas escola pública.

Entre os cursos mais procurados está Medicina, em Cáceres, que registrou a média de 137,57 candidatos por vaga. Seguido de Direito, também em Cáceres, com uma concorrência de 13,98 candidatos/vaga. E Direito, em Pontes e Lacerda, com concorrência média de 8,2.

PROVAS

Nesta edição, a Unemat trouxe como tema da redação: “A Inteligência Artificial representa ou não uma ameaça para o futuro da humanidade?”.

Além da redação, os candidatos fizeram provas objetivas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias.

RESULTADO

Serão selecionados para a correção da prova de redação os candidatos não eliminados no processo seletivo, classificados segundo a ordem decrescente da pontuação na Primeira Fase, no limite de três vezes o número de vagas ofertadas por curso.

O resultado final será divulgado a partir do dia 17 de julho. O período letivo terá início em 7 de agosto. Todas as informações sobre o Vestibular e seus editais podem ser conferidas em http://vestibular.unemat.br/




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114