Gestão celebra novas adesões e lança módulo de assinatura no IV Encontro da Rede ProPEN em Florianópolis

publicidade

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) celebrou duas novas adesões ao Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) durante a abertura do IV Encontro da Rede ProPEN, realizado nos dias 5 e 6 de março, em Florianópolis (SC). A partir de agora, o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA) de Santa Catarina e o município de Uberlândia (MG) passam a integrar a rede de estados e municípios que utilizam e distribuem as soluções de processo eletrônico do Governo Federal, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a plataforma Tramita GOV.BR.

Na abertura do encontro, que reuniu mais de 300 gestores estaduais e municipais, no auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), o diretor de programas da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, Herbert Barros, destacou que o processo eletrônico nacional está diretamente ligado à cidadania e à preservação da memória coletiva. 

“Entendo que um dos direitos fundamentais é o de ter memória porque é a nossa história sendo registrada nos documentos administrativos. Então, quando cada um de vocês se dedica a desenvolver um sistema de processo eletrônico, estamos garantindo um direito fundamental de nosso povo”, afirmou Barros aos participantes do encontro.

Leia Também:  CPLP seleciona 25 projetos na 3ª edição de edital audiovisual; Brasil tem quatro produções contempladas

Com dois anos de existência, o ProPEN já conta com a adesão de 16 estados, do Distrito Federal, de cinco capitais e de mais de 245 municípios. Segundo a diretora de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão da Seges, Priscila Cabral, o programa se sustenta em uma relação de confiança construída a cada nova adesão.

Além da confiança é preciso garantir entregas concretas e de qualidade ao cidadão. É preciso ter o foco em sempre melhorar essa entrega, porque se o cidadão precisar, por exemplo, sair de casa para fazer uma solicitação à prefeitura, algo está errado”, explicou a diretora que também destacou que a transformação digital e a inovação na gestão pública oferecem enorme potencial de melhoria na prestação de serviços, e o ProPEN caminha lado a lado com essa evolução.

Reforço na segurança e experiências práticas

Durante o evento houve o lançamento do novo módulo de Assinatura Eletrônica do SEI, que simplifica e reforça a segurança das assinaturas digitais no sistema. A partir dele, será possível obter assinaturas no SEI a partir do login do GOV.BR.

Leia Também:  Em 2025, Escolas Conectadas alcança 68,4% das instituições públicas e se aproxima da meta de universalização da internet nas escolas até 2026

Além disso, prefeituras do Rio de Janeiro (RJ), Pedro Leopoldo (MG) e Amargosa (BA) compartilharam suas experiências na implantação de soluções do ProPEN, mostrando resultados concretos da transformação digital.

No último dia, a temática destacada foi a importância da gestão documental na adoção do Processo Eletrônico para o gerenciamento do ciclo de vida dos documentos públicos no SEI, com praticidade e conformidade às normas arquivísticas. Também foram apresentados novos módulos de inteligência artificial aplicados ao sistema, reforçando o potencial de inovação.
 
ProPEN

O Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) foi criado em 2024 e tem como objetivo promover a adoção do processo administrativo eletrônico no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Isso é feito por um conjunto de ações compartilhadas entre a União e o estado ou município aderente, para viabilizar a implantação do SEI e das demais soluções que compõem o ecossistema do PEN, trazendo mais agilidade, transparência e economia de recursos.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade