O Governo do Brasil realizará uma nova recepção humanitária para brasileiros repatriados dos Estados Unidos nesta quinta-feira (18). A operação de deportação é conduzida pelo governo dos EUA e, no Brasil, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com outros órgãos federais, coordena a ação de acolhimento dos repatriados, no âmbito do programa Aqui é Brasil.
O voo tem previsão de chegada às 20h30 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). Após a recepção inicial, o grupo será encaminhado para o hotel que abriga a estrutura especial de atendimento, onde os repatriados receberão alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial, acompanhamento médico e psicológico, além de orientação e auxílio para o deslocamento até suas cidades de origem.
Para mais informações, acesse: Aqui é Brasil.
Aqui é Brasil
O MDHC coordena a ação em parceria com os ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP); com os governos estaduais; a Polícia Federal (PF); a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
O objetivo é oferecer assistência emergencial e acompanhamento contínuo, garantindo a proteção da dignidade e dos direitos humanos de todos os brasileiros em situação de repatriação ou deportação atendidos. Com essa estratégia interministerial, o Governo do Brasil reforça o compromisso de oferecer uma resposta rápida e coordenada diante de situações de deportação ou repatriação forçada, assegurando suporte integral durante o processo de retorno ao país.
Para dúvidas e mais informações: [email protected] | (61) 99168-9789
Serviço
Recepção humanitária a brasileiros repatriados dos EUA
Data: quinta-feira (18/06/2026)
Horário: 20h30 (sujeito a alterações)
Local: Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG)
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.





















